EnduroGP: Triunfo espetacular de Nambotin após recuperação
Christophe Nambotin foi o vencedor do primeiro dia do Grande Prémio de Itália, sétima e penúltima ronda do EnduroGP. O piloto francês conquistou a sua primeira vitória e a da KTM na nova categoria EnduroGP, depois de uma grande recuperação. Nambotin, que venceu ontem a Super-Teste, recuperou 27,8s de desvantagem para a liderança no final da primeira volta, para assim garantir um saboroso triunfo.
Para este resultado muito contribuiu três vitórias em especiais nas duas voltas restantes e os segundos preciosos perdidos pelo antigo líder, Matthew Phillips nas últimas duas passagens pela Cross Test. Isto num dia onde na última volta, a passagem pela Enduro Test foi anulada devido uma queda violenta de Jean-Baptiste Nicolot, piloto que compete na Youth Cup, e que fraturou uma perna. Christophe Nambotin terminou a prova com 4,6s de vantagem sobre o segundo, Matthew Phillips, e também garantiu a vitória na categoria E2, a primeira da época. Apesar da derrota, Phillips dilatou a sua vantagem no comando do campeonato.
Steve Holcombe garantiu o terceiro lugar por uma unha negra. O piloto da Beta, que venceu a categoria E3, superiorizou-se por apenas 0,1s a Mathias Bellino. O piloto da Husqvarna esteve a bom nível durante o dia, tendo conquistado duas especiais.
O vencedor da categoria E1 pela 10º vez esta temporada, Eero Remes, foi quinto e deu um passo atrás na luta pelo título, estando agora a 44 pontos de Matthew Phillips, numa fase em que faltam apenas três dias de competição para terminar a época. Phillips pode mesmo sagrar-se no primeiro campeão do Mundo da categoria EnduroGP já amanhã.
Em termos de pilotos portugueses, Luís Correira quedou-se pelo 11º lugar da categoria E3, 30º da geral. Luís Oliveira foi o 12º da categoria E1, 32º da classificação, enquanto que Hélder Rodrigues terminou o 15º posto da categoria E1, 41º da classificação conjunta.