EnduroGP: Prime Stadium promove a iniciativa “Plantar o futuro em Valpaços”
Em colaboração com a Câmara Municipal de Valpaços, o Agrupamento de Escolas, e a Guarda Nacional Republicana (GNR), a iniciativa “Plantar o Futuro em Valpaços” deixou uma boa impressão nos alunos do 4º ano do município.
Promovida como parte do programa de Sustentabilidade da Prime Stadium e integrada na sexta ronda do Campeonato do Mundo EnduroGP, que decorre em Valpaços de 29 de setembro a 1 de outubro, o evento procurou fazer sensibilização ambiental e incentivar a responsabilidade cívica entre os mais jovens.
A ação começou com a distribuição de T-shirts a todos os alunos do quarto ano com uma mensagem concreta: as crianças foram incentivadas a usá-las e, quando já não lhes servissem, a passá-las para crianças mais novas. Para as T-shirts desgastadas, a mensagem também foi clara – poderiam ter uma nova vida como panos de limpeza, minimizando o desperdício e incentivando a economia circular.
De seguida, os jovens tiveram uma oportunidade única de se envolverem numa animada conversa com Joana Gonçalves, piloto de enduro profissional. Joana, quatro vezes campeã nacional e quinta classificada no Campeonato do Mundo de Enduro de 2019, 2020 e 2021 cativou a atenção e imaginação das crianças enquanto colocavam muitas questões, aprendendo sobre a determinação e a importância de perseguir os sonhos, bem como sobre a importância do desporto na formação.
Após o diálogo inspirador, os alunos dirigiram-se à sua futura escola, onde plantaram árvores de espécies autóctones, incluindo carvalhos e medronheiros, que se comprometeram a cuidar ao longo dos próximos dois anos letivos. Este envolvimento prático permite que as crianças testemunhem o crescimento das árvores que plantaram pessoalmente, cultivando uma conexão duradoura com o meio ambiente.
A manhã concluiu-se com uma colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). As crianças dirigiram-se ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde para participarem na libertação de duas corujas do mato. Os veterinários da UTAD explicaram o programa da UTAD de reabilitação de aves e sublinharam o papel vital que as corujas desempenham no controlo da população local de roedores, fazendo assim a ligação à importância vital da preservação dos ecossistemas.
“Plantar o Futuro em Valpaços” foi uma manhã inesquecível que certamente permanecerá no coração e na mente destas crianças durante muitos anos.
:.
(Texto: Prime Stadium)