EnduroGP, Josep Garcia (2º / E1): “Domingo acordei a sentir-me péssimo e com dores”
O rápido piloto espanhol Josep Garcia (Red Bull KTM), ainda que a competir com condicionantes físicas, menos de um mês depois de uma clavícula quebrada e um cotovelo deslocado o forçaram a desistir do segundo dia de corrida no GP da Suécia, garantiu dois pódios na classe E1 em ambos os dias de corrida no GP da Eslováquia em Gelnica.
Tendo conquistado o terceiro lugar no sábado e sido 8º da classificação geral, Garcia foi melhor no domingo terminando no segundo lugar atrás do britânico Jamie McCanney. Com isso o piloto da KTM lidera o campeonato na categoria 1 à frente do francês Theophile Espinasse (Beta) e de McCanney (Husqvarna).
“O EnduroGP da Eslováquia tem sido difícil. Infelizmente, um piloto faleceu durante o Super Teste, o que foi um momento muito triste para a nossa modalidade. Então, no sábado, passei a primeira metade do dia tentando sentir-me na moto , a perceber como poderia forçar o ritmo e como estava a minha força.
Senti-me bem, mas depois de um mês fora da moto, a minha resistência não estava lá. No domingo de manhã, acordei a sentir-me péssimo e com dores por todo o lado, mas sabia que tinha que continuar. Assim que o dia começou, encontrei um bom ritmo e mesmo não estando a 100 por cento, sabia que poderia lutar pela vitória na E1. No geral, estou feliz com a forma como meu fim de semana foi e satisfeito por ter conseguido completar os dois dias. Depois de me ferir na Suécia, passei o tempo todo a trabalhar o máximo possível para voltar à moto nesta corrida, e esse trabalho duro valeu a pena.” Referiu Josep Garcia.
“Todos na Red Bull KTM Factory Racing gostariamos de enviar suas condolências à família e amigos de Jaroslav Diro, que infelizmente perdeu a vida durante o Super Teste de sexta à noite.” Concluiu.
Com uma pausa de quase dois meses antes das jornadas consecutivas seis e sete em Portugal, que encerram o campeonato de 2023, Josep tem a oportunidade perfeita para melhorar a sua força e preparação física antes da intensa ronda dupla de final de ano.
Campeonato E1
1. Josep Garcia (ESP), KTM, 169 pontos
2. Theophile Espinasse (FRA), Beta, 151 pontos
3. Jamie McCanney (GBR), Husqvarna, 136 pontos
4. Zachary Pichon (FRA), Sherco, 133 pontos
5. Matteo Pavoni (ITA ), TM Racing, 121 pontos
Campeonato EnduroGP
1. Steve Holcombe (GBR), Beta, 164 pontos
2. Brad Freeman (GBR), Beta, 151 pontos
3. Andrea Verona (ESP), GASGAS, 145 pontos
4. Josep Garcia (ESP ), KTM, 130 pontos
5. Hamish MacDonald (NZL), Sherco, 107 pontos