EnduroGP, Eslováquia 2024, 1º Dia: Verona dominante na lama de Gelnica
No primeiro dia do GP da Eslováquia em Gelnica, Andrea Verona (GASGAS), conseguiu uma impressionante margem de vitória à frente do melhor resultado do ano para Nathan Watson (Beta) e Steve Holcombe (Honda) que completaram o pódio. Kyron Bacon agarrou a vitória Junior para a Yamaha.
As “condições adequadas de enduro” para o primeiro dia na Eslováquia significaram testes mistos, muitas vezes técnicos e lamacentos em alguns locais, que desafiaram os participantes, tornando os erros fáceis para todos e a consistência um fator chave. Também estava calor e, embora as provas sejam um desafio, manter a concentração e a hidratação correcta é outro cuidado a ter.
Seis pilotos diferentes conseguiram vitórias em provas de scratch, mas apenas de dois países: Itália e Grã-Bretanha.
No final de um dia muito competitivo e certamente o mais consistente, o campeão de 2022, Andrea Verona, quase ignorou a margem de vitória de 17 segundos, ignorando o facto de que, no atual clima do EnduroGP, essa margem é muito grande.
Steve Holcombe
Em segundo lugar na geral, com o seu melhor resultado do ano, e o melhor resultado conjunto da Beta, ficou Nathan Watson, que tem estado a a lutar com dificuldades durante todo o ano. “À espera de um pouco mais”, Steve Holcombe, no entanto, ganhou terreno em relação ao líder do mundial Josep Garcia com a vitória na classe E1 e o terceiro lugar no pódio.
Dizer que Josep Garcia “vacilou” hoje é uma análise difícil, mas estamos a usar os seus padrões e não os nossos para o líder do campeonato, que hoje terminou em quarto lugar. Mas, pelos seus padrões habituais, foi um dia mau no escritório que começou com uma queda, viu outra e, como disse no final, foi um dia em que lhe faltou alguma coisa. “Às vezes é assim e amanhã tentamos de novo”, concluiu o espanhol.
Brad Freeman completou os cinco primeiros, mais uma vez insatisfeito com o seu desempenho global, basicamente porque não está a conseguir igualar os pilotos à sua frente nas folhas de tempos, mas mais uma vez, apesar disso, conquistou a vitória na classe E3.
A manchete do dia nos Juniores foi a primeira vitória de Kyron Bacon – uma vitória para a Yamaha e a equipa Johansson MPE. Os resultados da classe Youth foram mais uma vez para um dos italianos voadores e foi Manuel Verzeroli novamente o vencedor por sete segundos na geral, com Romain Dagna da Sherco e Luco Colorio na JET Husqvarna em terceiro.
Este domingo prossegue o Enduro da Eslováquia, num 2º dia em que o espanhol Josep Garcia começa a precisar desesperadamente do pódio que falhou no sábado.