Haaker é o novo campeão do Mundo de SuperEnduro
Colton Haaker é o sucessor de Taddy Blazusiak como campeão do Mundo de SuperEnduro. O piloto da Husqvarna conquistou o seu primeiro título mundial depois de vencer a terceira e última manga do GP de Espanha, a derradeira prova da temporada. Haaker ultrapassou o seu rival mais direto na luta pelo título, Cody Webb, na última volta para assim garantir o tão ambicionado ceptro mundial.
Este triunfo é a recompensa pelo excelente trabalho realizado por Colton Haaker nos últimos quatro Grandes Prémios da época, onde garantiu uma vitória e terminou as 12 mangas realizadas no pódio.
Quanto a Cody Webb teve de se contentar com o triunfo no Grande Prémio fechando o ano com quatro vitórias em seis provas disputadas, sendo o piloto que mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio. No entanto a regularidade de Colton Haaker foi fatal para as aspirações do campeão norte-americano de SuperEnduro. Nas contas finais do campeonato cinco pontos separaram os dois pilotos.
Já o anterior líder do campeonato, Jonny Walker, fechou o evento num modesto sétimo lugar, numa prova onde esteve sempre abaixo do seu potencial. Muito provavelmente a lesão sofrida numa perna na ronda anterior, em Praga, pode ter sido determinante para este desfecho do britânico.
Nota ainda para Alfredo Gómez que terminou a sua prova caseira no terceiro lugar obtendo assim o primeiro pódio da época.
Classificações:
1º Colton Haaker (Husqvarna) 9 voltas
2º Cody Webb (KTM) a 0,853s
3º Taylor Robert (KTM) a 26,497s
4º Mario Roman (Husqvarna) a 41,728s
5º Alfredo Gómez (KTM) a 42,529s
Classificação Final do Evento:
1º Cody Webb (KTM) 53 pontos
2º Colton Haaker (Husqvarna) 52
3º Alfredo Gómez (KTM) 38
4º Taylor Robert (KTM) 38
5º Mario Roman (Husqvarna) 37