CNE: Luís Oliveira adia decisão do título
Realizou-se hoje o primeiro dia do Enduro de Alcanena, oitava e última jornada do Campeonato Nacional de Enduro. As atenções neste primeiro dia de competição da prova organizada pelo Pedrinha Motor Clube estavam centrados na luta pelo título que envolve o atual campeão Nacional, Luís Oliveira, e o líder do Nacional, Luís Correia. No final das três voltas a um percurso de 38 quilómetros foi precisamente Luís Oliveira que se superiorizou obtendo a segunda vitória do ano e mais importante do que isso adiou a decisão do título para amanhã.
Isto porque Luís Correia não foi além do sexto lugar num dia duro para o piloto da Beta, que apenas precisava de terminar à frente do recém coroado campeão Nacional de SuperEnduro para selar a conquista do ceptro. O dia de hoje foi animado com três pilotos a passarem pela liderança da corrida: Luís Oliveira, Gonçalo Reis e João Lourenço. Porém no início da terceira e última volta Oliveira ascendeu ao primeiro lugar, posição que não mais viria a largar até ao final da corrida. O piloto da Yamaha venceu também a categoria Elite 1 e garantiu desde já o título nacional nesta classe.
No segundo posto e a 8,4s da frente ficou João Lourenço, que assim obteve a melhor classificação até ao momento esta época. Gonçalo Reis regressou aos pódios ao ser terceiro, algo que já não sucedia desde a prova de Valpaços, e levou ainda a melhor na categoria Elite 2.
João Vivas realizou uma grande prova e obteve o melhor resultado do ano ao terminar num positivo quarto posto a 30s de Luís Oliveira. Vivas venceu a categoria Open, onde André Mouta, que é segundo, lidera campeonato e está muito perto de conquistar o título. Joaquim Rodrigues Jr. fechou o top cinco, enquanto Luís Correia foi sexto. O piloto da Beta perdeu quase um minuto na primeira especial do dia, o que comprometeu bastante as suas hipóteses de ser campeão nacional já hoje. Contudo o piloto da Moçarria não baixou os braços e conquistou cinco das nove especiais realizadas, o que permitiu realizar uma boa recuperação e terminar o dia no sexto posto para além de ter garantido o título na categoria Elite 2.
Para amanhã é esperado um dia de grande emoção, onde tudo ficará resolvido. Ao contrário de hoje os pilotos têm pela frente quatro voltas a um percurso de 38 quilómetros com o primeiro piloto a ter ordem de partida às 10h00.