CNE: Diogo Ventura superior em Águeda
Com organização a cabo do Agueda Action Club (ACTIB), o Campeonato Nacional de Enduro esteve, no passado fim‑de‑semana, em Águeda para discutir a quinta etapa do calendário, sexto dia de pontuação depois da ronda dupla da Régua, e com algumas novidades entre os 164 inscritos, entre as quais a estreia em absoluto de Hugo Basaúla, campeão nacional de supercross e motocross, na especialidade.
Com 45 quilómetros de percurso a prova revelou um intenso duelo pela vitória final e ao longo das onze especiais realizadas foram cinco os pilotos que venceram e três deles passaram pela liderança de uma corrida que acabou por ser decidida por pouco mais de cinco segundos e apenas na penúltima especial o vencedor assumiu o topo da classificação final.
Sem surpresa Hugo Basaúla foi dono e senhor das Cross Test e venceu em todas as quatro passagens ao longo do dia sendo assim o piloto com mais especiais ganhas, seguido por Luís Oliveira com três vitórias, Diogo Ventura com duas e João Vivas e Gonçalo Reis ambos com uma primeira posição.
Porém nas contas finais seria Diogo Ventura a assinar a sua segunda vitória do ano ao assumir a primeira posição na penúltima especial por troca com Luís Oliveira, posição essa que o piloto de Góis segurou com a vitória na derradeira especial do dia para bater Oliveira por pouco mais de uma mão cheia de segundos numa classificação onde os quatro primeiros ficaram separados por menos de um minuto e onde Hugo Basaúla impressionou ao ocupar o degrau mais baixo do pódio.
Diogo Ventura venceu igualmente em Elite 2 com André Martins a ser o vencedor em Elite 1 numa prova onde Diogo Vieira esteve ausente por estar a recuperar de uma lesão. O experiente Pedro Oliveira foi o vencedor na Open ao bater Nuno Oliveira por pouco mais de nove segundos. Diogo Parente foi o vencedor nos Verdes em termos absolutos e na Verdes 2, batendo o melhor em Verdes 1, Gil Carmo e o vencedor na Verdes 3, Nuno Cação.
Na Youth Cup foi Rodrigo Belchior quem assegurou a vitória, enquanto Nuno Freitas subiu de novo ao degrau mais do pódio nos Veteranos. Já Joana Gonçalves foi a melhor nas Senhoras, João Miranda ganhou nos Super-Veteranos, Miguel Saraiva na Enduro Cup e Diogo Graça Moura na Vintage. A prova bairradina contou ainda para o Troféu Mini-Enduro, com vitória de Tomás Santos na Mini 1 e Afonso Froufe na Mini 2.
A próxima prova do campeonato leva a caravana até Souselas, sendo que Luís Oliveira e Diogo Ventura estão separados por 13 pontos, na classificação absolutos, isto quando estão ainda 84 pontos por discutir.