CN Enduro Sprint e Mini Enduro: Novos Campeões Nacionais revelados!

Por a 10 Dezembro 2024 10:27

Os Campeonatos Nacionais de Enduro Sprint e Mini Enduro encerraram com um grande fim de semana desportivo em Castelo Branco, revelando os novos Campeões Nacionais e vencedores de Troféus nestas duas competições.

No passado fim de semana, Castelo Branco recebeu o Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar e o Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha para uma excelente dupla jornada desportiva, a cargo da experiente máquina organizativa da Escuderia Castelo Branco, que encerrou a temporada de ambas as competições.

Com a meteorologia a ajudar, Sol, ausência de pó e um piso com excelente tração, o sábado esteve reservado ao Mini Enduro e Troféus de Clássicas.

Já com o título garantido nos Infantis, Santiago Pereira esteve ausente, numa classe muito desfalcada nesta prova ganha por Martim Alves (Yamaha). Entre os Juvenis, Gustavo Pitschieller (KTM) venceu na frente de Robi Tikkanen (GasGas) e Tiago Castro (TM), garantindo o título nacional. Ao terminar em 4º lugar, Simão Severino (Yamaha) segurou o vice-campeonato.

Screenshot

Também nos Juniores, Domingos Cunha (Yamaha), que chegara a Castelo Branco com 19 pontos de vantagem sobre o seu adversário mais direto, Luís Brandão (KTM), conseguiu bater o seu rival por 28s e carimbar o título. Filipe Saúde (KTM) e Rui Sousa (Fantic) terminaram por esta ordem nas posições imediatas, embora no campeonato esta classificação tenha ficado invertida.

Entre as categorias de Clássicas, António Oliveira (Honda) venceu na classe 1 mas o troféu já estava na posse de Luís Guerra (Suzuki); na classe 2 Cristóvão Nogueira (Honda) bateu Vítor Barbosa (Honda), com o troféu a ir para este último; na classe 3, vitória para Fernando Sousa Jr. (Honda), numa prova onde o já detentor do troféu, Manuel Moura (Honda), esteve ausente; não foi o que aconteceu na classe 4 com José Tiago Ferreira (Honda) que, mesmo já tendo garantido o troféu, foi a Castelo Branco vencer; finalmente, na classe 5, Nelson Cunha (Honda) bateu Renato Lourenço (Honda), mas foi este último quem levou para casa o troféu.

O domingo esteve reservado à quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Enduro Sprint – Moto Espinha, uma competição que chegava a Castelo Branco com os vencedores de todos os campeonatos e troféus ainda por decidir.

Para reforçar a importância da ronda albicastrense, basta referir que esta jornada era disputada em formato ‘closed course’, com classificações e pontos separados para as secções da manhã e da tarde: a primeira disputada num formato normal de percurso de enduro, com duas especiais por cada volta de 22,5 km, e a segunda composta por uma ‘Endurance Test’ de hora e meia.

Na classe Elite, Luís Oliveira (Yamaha) e Rúben Ferreira (Beta) discutiam ainda o título mais apetecido, com vantagem de 13 pontos para o piloto de Sintra. Rúben Ferreira fez o que lhe competia e entrou ‘com tudo’ na secção matinal, vencendo as quatro primeiras especiais, enquanto Renato Silva (Beta) e Bruno Charrua (GasGas) venciam as duas restantes e Luís Oliveira geria a vantagem rumo ao 3º posto ao final da manhã, atrás de Rúben Ferreira e Bruno Charrua.

Desta forma, à partida para a Endurance Test da tarde Oliveira via a sua vantagem no campeonato reduzida para 8 pontos mas, em caso de vitória de Rúben Ferreira, bastava a Luís Oliveira o 4º posto para assegurar o título. O piloto da Beta fez a sua parte, vencendo a Endurance Test com 1m25s de vantagem sobre o 2º colocado, Bruno Charrua. Terminando no 3º lugar, Luís Oliveira garantiu o título Elite de Enduro Sprint.

Nas Senhoras, Joana Gonçalves (Husqvarna), que liderava o campeonato com mais 11 pontos que Rita Vieira (Yamaha), comandou sempre para vencer na frente de Rita Vieira, Mariana Afonso e Francisco Henriques, assegurando o título.

Nos Troféus de Verdes, Tomás Rodrigues (Yamaha) somou uma vitória de manhã e um 6º posto à tarde, numa resistência ganha por Tomás Alves (GasGas), para garantir o Troféu da classe 1. Por seu lado, na classe 2, Luís Cardoso (Beta) chegava invicto a Castelo Branco mas, depois da vitória de manhã, um problema mecânico deixou-o de fora e sem somar pontos na secção da tarde. No entanto, a sua vantagem pontual permitiu-lhe mesmo assim conquistar o Troféu de Verdes 2.

Na classe de Veteranos, João Rato (Yamaha) surgiu na última prova para somar um 2º e um 1º lugares, mas a luta pelo Troféu da classe travava-se entre José Silva (Beta) e Carlos Pedrosa (Fantic), que terminaram o dia com o mesmo número de pontos: um 4º e um 2º lugares para Pedrosa, dois 3ºs lugares para José Silva, que assim conquistava o Troféu de Veteranos. Manuel Moura venceu de manhã mas não foi além do 8º posto na resistência.

Entre os Super Veteranos, Albano Mouta (GasGas) chegou a Castelo Branco com uma vantagem relativamente confortável de 18 pontos sobre Diogo Salema (Honda), garantindo o Troféu depois de ter sido 2º colocado de manhã, atrás de Cláudio Belchior (KTM), e ganho à tarde na resistência.

Finalmente, na Promoção, Luís Brandão Rodrigues (KTM) foi o mais rápido em ambas as secções do dia, sempre na frente de Filipe Saúde (KTM) e Lucas Cêpa (Fantic), garantindo a vitória no Troféu.

author avatar
Miguel Fragoso
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x