CN Enduro, Monsaraz: Domínio avassalador de Julien Roussaly
26 anos depois da última visita a esta típica vila medieval, o campeonato nacional de Enduro regressou a Monsaraz.
A prova alentejana foi a quarta de sete rondas do calendário de 2024, à qual Julien Roussaly chegou na liderança da classe Elite Absoluto com 21 pontos de avanço sobre Mikael Persson e 26 pontos de vantagem sobre Jamie McCanney – um francês, um sueco e um inglês no Top 3 do campeonato! O melhor português era Luís Oliveira, ele que aqui chegou na liderança conjunta da categoria Elite 1 com McCanney.
Em Monsaraz, Julien Roussaly dominou por completo os acontecimentos. O piloto da Sherco venceu 9 das 10 especiais do dia e terminou o dia com mais de 1 minuto de avanço sobre o 2.º classificado.
O francês lidera agora o campeonato Elite Absoluto por uma esmagadora vantagem de 44 pontos!
Luís Oliveira foi o 2.º classificado absoluto nesta ronda, triunfando na classe Elite 1 e assumindo assim o comando do campeonato desta categoria.
O piloto da Yamaha reeditou as grandes lutas que teve no passado com Diogo Ventura já que os dois tiveram uma acesa disputa pelo degrau intermédio do pódio absoluto.
O piloto da Beta foi o único a conseguir “roubar” a vitória numa especial a Julien Roussaly e, no final do dia, terminou a apenas 5,4 segundos do “Oliveirinha”. Apesar de estar a competir em “part time”, seria importante contar com a presença do atleta de Góis nas rondas do CNE que se seguem.
Renato Silva também rodou próximo de Oliveira e Ventura. O piloto da Beta acabaria por falhar um lugar no pódio absoluto por pouco mais de 13 segundos mas mostrou que vão ter de contar com ele nas próximas provas.
Bruno Charrua fechou o Top 5 absoluto e não só foi o 2.º em Elite 1 como ainda assumiu essa mesma posição no campeonato dessa categoria, figurando agora como o principal adversário de Luís Oliveira.
O lote dos dez melhores na classificação geral ficou completo com Gonçalo Reis, André Sérgio, Frederico Rocha, Francisco Leite e Ricardo Wilson.
Os restantes vencedores do dia foram Rúben Ferreira (Open Absoluto e Open 1), Filipe Taniko (Open 2), Mariana Afonso (Senhoras), Luís Pinto Jr. (Verdes Absoluto e Verdes 2), Fábio Magalhães (Verdes 1), Joel Carvalho (Verdes 3), António Nobre (Youth), Manuel Moura (Veteranos) e Cláudio Belchior (SuperVeteranos).
O campeonato nacional de Enduro prossegue no dia 19 de Maio em Alcobaça.
:.
(Foto: FMP)