WSBK, Estoril, TL3: Rea lidera em condições mistas sobre Petrucci e ‘Razga’
Com um andamento muito assertivo, Jonathan Rea dominou nas difíceis condições da manhã de sábado no Estoril para se impor a Danilo Petrucci e Toprak Razgatlioglu.
O norte-irlandês da Pata Prometeon Yamaha conquistou a primeira posição no Treino Livre 3. Dominando as difíceis condições do Circuito do Estoril, Rea foi 0,232s mais rápido do que Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team), com a dupla a trocar consistentemente os tempos mais rápidos pela primeira posição na última sessão de treinos para a ronda do Estoril.
A chuva que caiu durante a noite deixou a pista húmida, mas sem mais queda durante os 20 minutos da sessão, os tempos caíram rapidamente à medida que a pista secava. Rea optou por fazer apenas um turno de condução – uma estratégia que utilizou numa sessão molhada da Tissot Superpole em Assen para conquistar a pole no início do ano – totalizando sete voltas e marcando 1m53,126s.
Tal como Rea, Petrucci também só completou um turno de trabalho e ficou em segundo lugar com 1m53,358s, terminando com exatamente 0,010s de vantagem sobre o líder do campeonato Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad). A estrela turca fez 1m53,368s para conquistar a P3, tendo também completado apenas um turno longo na sessão de 20 minutos.
O companheiro de equipa de Razgatlioglu, Michael van der Mark, foi o quarto mais rápido num bom início de manhã da BMW, embora o holandês tenha ficado a cerca de um segundo do tempo de Razgatlioglu. O atual campeão Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) foi o quinto mais rápido, quase igualando o esforço de van der Mark, com Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) a completar os seis primeiros; duas Yamahas nos seis primeiros foi um contraste com o FP2 de ontem, quando Rea foi o único representante entre os dez primeiros.
Xavi Vierge (Team HRC) foi sétimo à frente de Michael Ruben Rinaldi, de Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) que assinou o nono tempo, com Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK) a completar o top 10.