Dakar 2017, Etapa 4: Matthias Walkner surpreende e vence, Joan Barreda líder
Foi de loucos o final da quarta etapa do Dakar, que ligou San Salvador de Jujuy a Tupiza, já na Bolívia. No final de 416 quilómetros cronometrados marcados por elevadas altitudes foi inesperadamente Matthias Walkner que conquistou a vitória, a primeira neste Dakar. O piloto austríaco aproveitou da melhor forma o abandono de Toby Price e a quebra de Joan Barreda Bort no final da etapa para superiorizar-se e redimir-se do dia de ontem, onde perdeu muito tempo devido a um problema de navegação.
Walkner bateu por 2m02s Barreda Bort, quando a meio da etapa estava a três minutos do espanhol. Contudo Joan Barreda Bort, que liderou grande parte da etapa, mantém o primeiro lugar da classificação geral com 18m19s de vantagem sobre o novo segundo classificado, Pablo Quintanilla, que hoje foi sexto e continua como é seu hábito a demonstrar uma grande regularidade. Quanto a Matthias Walkner é o terceiro da geral a 20m26s do comando. Com o inesperado abandono de Toby Price as esperanças da KTM em continuar a senda de vitórias no Dakar residem agora no piloto austríaco e em Sam Sunderland. O piloto britânico não teve um dia fácil, perdeu 16m18s e desceu para o quinto lugar a 24m31s do topo da classificação.
Quanto a Paulo Gonçalves perdeu 26m36s, mas parte deste tempo deve-se ao facto de ter parado para auxiliar o azarado Toby Price. Isto porque esta desvantagem aumentou na fase final da tirada, precisamente o momento em que Price caiu. Até lá Gonçalves vinha a ceder 15 minutos para o mais rápido. Resta agora saber em que posição ficará o piloto da Honda.
Nota ainda para os desempenhos de Michael Metge, Xavier de Soultrait e Stefan Svitko, que fecharam a etapa no top cinco ocupando a terceira, quarta e quinta posições, respetivamente. Svitko ascendeu ao mesmo ao quarto posto da geral. Quem também está em bom plano é o sólido Gerard Farrés, que hoje foi sétimo e na classificação manteve essa mesma posição.
Nos restantes portugueses em competição, Hélder Rodrigues ao contrário dos dias anteriores realizou toda a tirada dentro do top 15 tendo ficado no 14º posto a 19m58s de Matthias Walkner. Já Mário Patrão aos comandos da KTM 450 Rally oficial esteve sempre no top 30 e na parte final melhorou ao ficar com o 20º lugar. Gonçalo Reis, depois das dificuldades sentidas ontem com as elevadas altitudes, hoje demonstrou estar mais adaptado a esta realidade e terminou num positivo 25º posto. Joaquim Rodrigues Jr. foi 25º, enquanto Pedro Bianchi Prata obteve o 36º registo. Uma etapa positiva para Bianchi Prata após ontem ter tido um dia muito duro.
Fernando Sousa Jr. continua em recuperação e foi 58, sendo seguido por Rui Oliveira e Fausto Mota. Quanto a Luís Portela de Morais quedou-se pela 78ª posição.
Em atualização….
- Tweet
-
- Pin It
-
Rally Raid: Joaquim Rodrigues anuncia fim de carreira23 Março 2024 10:33
-
Paulo Gonçalves: A primeira vitória da carreira do “Speedy” faz hoje 31 anos!21 Março 2024 20:00
-
Rally Raid: KTM não renova contrato com Toby Price20 Março 2024 21:10
-
Vídeo: A cerimónia de inauguração da escultura de Paulo Gonçalves10 Fevereiro 2024 19:10