CNV, Estoril III: Resultado 2ª SBK suspenso após vitória de Pires na primeira
Enquanto a primeira corrida de Sábado, disputada com a pista molhada, trouxe muita ação e um vencedor inesperado em André Pires, a segunda acabou rodeada de controvérsia, levando à suspensão dos resultados que davam Pedro Nuno como vencedor e Ivo Lopes como desclassificado.
No Sábado, Ivo Lopes foi para a frente como habitual, a sua corrida facilitada quando Tiago Magalhães desenvolveu uma avaria na sua Aprilia RSV, que se revelou um motor partido, excluindo o homem da Aprilia ENI da segunda manga.
Pouco depois, embrenhado em luta com reigoto,Pedro Nuno cai, arrast ao veterano com ele e as duas Yamaha ficam de fora. De repente, com a BMW de Rui Marto a alguma distância, André Nunes vê-se em segundo a 3 voltas do fim e força o andamento para se colar a Ivo Lopes. O piloto da R1 da Beauty Machine supreeende mesmo o líder na BMW da Santogal e sai muito bem da parabólica, vencendo a BMW ao Sprint para ganhar a corrida, um desfecho inesperado, com Ricardo Lopes 3º e Rui Marto 4º.
Já no Domingo, com uma tarde de sol, os principais concorrentes não tardaram a espalhar-se no traçado, Ivo Lopes encetando uma luta cerrada com Pedro Nuno, passando os dois alternadamente no comando seguidos de Reigoto, Pires, e Ricardo Lopes na Kawasaki até que, numa situação de bandeiras amarelas quando se encontravam a disputar a liderança, no calor da refrega, os dois pilotos ignoram as bandeiras amarelas e se ultrapassam mutuamente.
Castigados imediatamente com um “Drive Through”, Pedro Nuno vem à boxe cumprir a sua penalização e todos ficam à espera que Ivo Lopes faça o mesmo, mas o piloto da BMW ENI fica em pista para terminar à frente.
Já no Parc Fermé, o Campeão Nacional disse que só tinha visto a indicação de penalização e que a cumprira com uma volta longa, pelo que foi desclassificado. Até aqui, tudo bem ,a vitória seria dada a Pedro Nuno, mas na sequência deste incidente, a equipa de Ivo protesta a Yamaha da equipa rival, estando o caso em investigação…