Bol d’Or – 16ª Hora: Suzuki sólida na frente, drama para a YART Yamaha
A corrida para vencer o Campeonato do Mundo de Endurance FIM 2024 sofreu uma reviravolta dramática. Com quase 15 horas do Bol d’Or concluídas, a YART Yamaha parou na pista do Circuito Paul Ricard.
Com um atraso de cinco minutos na hora de abertura enquanto eram feitas as reparações, causadas por um pneu danificado, a equipa campeã do EWC estava a lutar pela ordem do Bol d’Or quando Karel Hanika parou na Curva 1 com um problema técnico. A Yamaha R1 atingida acabou por ser recuperada para as boxes. Mas, depois de ter passado mais 20 minutos parada, a equipa austríaca precisa que a equipa rival Yoshimura SERT Motul tenha problemas para ter alguma esperança de conquistar dois títulos consecutivos no EWC antes que o piloto de longa data Niccolò Canepa se retire das corridas.
Com uma margem de cinco voltas na frente e 10 pontos intermédios adicionais registados por liderar ao fim de 16 horas, a Yoshimura SERT Motul Suzuki, está a caminho da sua primeira coroa do EWC desde 2021. No entanto, com o final da corrida apenas previsto para as 15h00, Gregg Black, Dan Linfoot e Étienne Masson ainda não podem propriamente celebrar, até porque numa corrida de 24 horas tudo pode acontecer até ao derradeiro minuto.
A segunda classificada, a BMW Motorrad World Endurance Team, também sofreu uma manhã de infortúnio quando Hannes Soomer despistou a máquina #37 às 02h34. Apesar da equipa belga, que partiu da pole, ter conseguido continuar e manter-se na luta pelo pódio, Illya Mykhalchyk e Markus Reiterberger vão completar a corrida como dupla, na sequência da lesão de Soomer.
Noite castigadora
Foi também uma noite de infortúnio para a BMRT3D maxxwss Nevers, Honda No Limits, Tati Team Beringer Racing, Team Bolliger Switzerland e Uniserv Moto82 Team, que desistiram antes do previsto devido a falhas mecânicas.
Na luta pelo segundo lugar da geral, a BMW Motorrad World Endurance Team lidera a Honda Viltaïs Racing, com a KM99 da Yamaha também a lutar pelos três primeiros lugares. Depois de ter perdido 10 minutos nas boxes durante a segunda hora, a F.C.C. TSR Honda France regressou ao oitavo lugar da geral após 16 horas de corrida.
Depois de ter liderado a categoria Dunlop-superstock no início da noite, as esperanças da Tecmas MRP BMW Racing Team de alcançar a glória no Bol d’Or foram destruídas quando se retirou às 04h20. A saída da equipa franco-belga deixou a Team Étoile à frente da Team 18 Sapeurs Pompiers CMS Motostore e da Team Aviobike by M2 Revo numa luta renhida pela vitória. A Chromeburner-RAC 41-Honda e a TRT27 AZ Moto estão em quarto e quinto. Apesar dos atrasos anteriores, a National Motos Honda FMA continua no bom caminho para conquistar a Taça do Mundo Endurance FIM 2024.