MXoN ’24: Prado e Gajser prosseguem duelo no MX das Nações
Dois dos principais protagonistas do Campeonato do Mundo de MXGP continuaram com o seu duelo particular nos primeiros treinos livres do Motocross das Nações em Matterley Basin, Inglaterra. Jorge Prado (MXGP), Jett Lawrence (Open) e Lucas Coenen (MX2) lideram as respetivas classes.
Em termos de países a equipa da Holanda comanda os acontecimentos após os treinos livres, à frente da vencedora da última edição, a França e Espanha.Jorge Prado conseguiu estabelecer o tempo mais rápido nos treinos livres da classe MXGP em Matterley Basin. Prado ficou à frente de Tim Gajser e Jeffrey Herlings.
MXGP
Jorge Prado (GASGAS) e Tim Gajser (Honda) terminaram os treinos livres das Nações em 1º e 2º lugares na pista de Matterley Basin, precedendo Jeffrey Helrings (KTM) em 3º à frente de Eli Tomac (Yamaha) e Romain Febvre (Kawasaki). O australiano Hunter Lawrence, recebeu uma penalização de dois lugares por ter ultrapassado numa situação de bandeira amarela.
Alberto Forato (Honda), o primeiro dos italianos a ir para a pista, fechou a primeira sessão na oitava posição atrás de Hunter Lawrence (Honda), deslocado no último momento pelo team manager australiano para a classe MXGP no lugar do irmão Jett que lutará na Open. Ken Roczen (Suzuki) terminou em 10º lugar logo atrás de Jeremy Seewer (Kawasaki), 9º. Representando dignamente a seleção de Portugal, Luis Outeiro terminou no 21º lugar entre o total de 36 pilotos desta categoria.
MX2
Na MX2 o duelo continua entre os dois porta-estandartes da Husqvarna que lutaram pelo título da MX2 até a última prova em Cozar, Espanha. Lucas Coenen (Husqvarna) e Kay de Wolf levaram a melhor sobre Simon Langenfelder (GASGAS), completando, assim como no MXGP, a ordem do pódio da categoria sazonal. O ídolo da casa Max Anstie ( Yamaha ), vencedor de duas mangas das Nações em 2017, terminou em 4º lugar, com Mikkel Haarup (Triumph) em 5º. Sétima posição para Tom Vialle (KTM) que completou a primeira sessão de treinos livres à frente de Cooper Webb (Yamaha), enquanto Andrea Adamo (KTM) foi apenas 11º. O português Sandro Lobo foi 34º nesta categoria.
Open
Na classe Open brilham as estrelas de Jett Lawrence ( Honda ), Ruben Fernandez (Honda) e Maxime Renaux ( Yamaha ), terminando separados por apenas 2 décimos . Surpreendentemente, Conrad Mewse (Honda) ficou em quarto lugar à frente de Valentin Guillod (Honda) e Glenn Coldenhoff (Fantic), com Andrea Bonacorsi (Yamaha), o terceiro dos italianos a fazer contacto com solo inglês, em 7.º , enquanto a surpresa Apecido dos Santos saiu-se incrivelmente melhor que os mais famosos Aaron Plessinger (KTM) e Jan Pancar (KTM), que terminaram atrás dele na nona e décima posições. Na comitiva lusa, Paulo Alberto registou o 22º tempo nesta classe.