MXGP: Tony Cairoli explica a estreia da Ducati Desmo 450 na Holanda
A Ducati fez a sua estreia no Campeonato do Mundo de MXGP na Holanda com Tony Cairoli. O nove vezes campeão mundial, que estava ausente dos GP’s há três anos, terminou a Corrida de Qualificação de sábado com uma convincente sétima posição após ficar em quarto por um longo tempo, confirmando as performances da Desmo450 MX.
Na primeira Corrida no domingo, Tony não conseguiu largar bem e terminou a corrida na décima quinta posição. Na Corrida 2, Cairoli, que subiu para a nona posição ao estabelecer excelentes tempos de volta (autor do sexto tempo absoluto de volta da corrida), foi forçado a abandonar devido a um problema técnico durante a sexta volta.
– “Trazemos para casa um excelente teste para a moto. Antes do GP, fizemos três semanas de testes entre a Holanda e a Bélgica, mas as condições da pista de hoje estavam muito distantes das encontradas nos vários testes. O nosso objetivo era testar a Desmo450 MX em condições extremas e tive sentimentos muito positivos. Ontem, na Corrida de Qualificação, conseguimos um ótimo sétimo lugar, o que é um resultado fantástico para uma moto tão jovem. No domingo, não consegui uma boa largada nas duas mangas, mas na segunda fiquei no top 10 e estou satisfeito. Depois de três anos longe dos GPs, definitivamente não foi uma corrida fácil para mim, especialmente em uma pista difícil como esta”.
Cairoli deixou em aberto se participaria de mais corridas do campeonato italiano este ano.
– “Não sei. O plano é começar a desenvolver a moto de 250cc em breve e é claro que temos alguns projetos nesta área em andamento. Também temos que preparar a moto de 450cc para o próximo ano. O prototipo que usámos hoje é o que queremos vender no próximo ano. Agora temos que começar a trabalhar na moto de fábrica , que colocaremos à disposição dos pilotos de fábrica.”
Atualmente não está claro quem irá pilotar a Desmo 450 como piloto de fábrica no próximo ano.
– “Gostaríamos de ter um italiano na equipa. Procuramos um jovem piloto e um piloto entre os cinco primeiros. Mas no momento não há muita escolha, pois todos os pilotos já têm contrato. Veremos nas próximas semanas.”
O programa de desenvolvimento da Desmo450 MX continuará nos dias 31 de agosto e 1 de setembro em Castiglione del Lago, na quinta etapa do Campeonato Italiano, onde Alessandro Lupino lidera a classificação geral a duas etapas do fim, após os brilhantes resultados obtidos na última etapa do Campeonato Italiano MX em Ponte a Egola.
Imagens: Ducati Corse