MXGP: Jorge Prado larga da pole em Espanha
Com uma vitória do início ao fim, Jorge Prado (GASGAS) venceu a corrida de qualificação para o Grande Prémio de Castilla la Mancha, em Cozar, à frente de Jeffrey Herlings (KTM) e Tim Gajser (Honda), aumentando a sua vantagem de 7 para 9 pontos.
Romain Febvre (Kawasaki) e o piloto de fábrica da Ducati Alessandro Lupino, que participa como wildcard, ficaram presos na largada e tiveram que alinhar no final do pelotão. Lupino já havia alcançado o décimo melhor tempo na qualificação com a Ducati Desmo 450 e terminou a corrida em 14º lugar depois de recuperar o atraso .
Nas primeiras voltas, Jeffrey Herlings abriu caminho rapidamente e em alguns momentos até tentou pressionar Jorge Prado. O candidato ao título mundial Tim Gajser (Honda) só começou a corrida na 10ª posição e primeiro teve que vencer Maxime Renaux ( Yamaha ), Ruben Fernandez (Honda), Alberto Forato (Honda) e Jeremy Seewer antes de finalmente chegar ao 3º lugar.
Com Prado em primeiro lugar e Gajser em terceiro, a vantagem de Prado na tabela do campeonato aumentou de 7 para 9 pontos antes das duas últimas corridas desta temporada na final de Castilla de la Mancha.
Corrida de qualificação MXGP Cozar:
1. Jorge Prado (ESP), GASGAS
2. Jeffrey Herlings (PB), KTM
3. Tim Gajser (ESL), Honda
4. Jeremy Seewer (SUI), Kawasaki
5. Alberto Forato (ITA), Honda
6. Maxime Renaux (FRA) , Yamaha
7. Ruben Fernandez (ESP), Honda
8. Glenn Coldenhoff (PB), Fantic
9. Andrea Bonacorsi (ITA), Yamaha
10. Valentin Guillod (SUI), Honda
11. Romain Febvre (FRA), Kawasaki
12. Mattia Guadagnini (ITA), Husqvarna
13. Brian Bogers (PB), Fantic
14. Alessandro Lupino (ITA), Ducati
15. Brent van Doninck (BEL), Honda
16. Alvin Östlund (SUE), Honda
17. Tom Koch (ALE) , KTM