HEWC, Túrquia: Lettenbichler a um passo do título mundial de Hard Enduro
O piloto de fábrica da KTM, Manuel Lettenbichler, venceu o evento do Campeonato do Mundo de Hard Enduro ‘Sea to Sky’ na Turquia, à frente da lenda Graham Jarvis (Husqvarna) e de Mario Roman (Sherco).
Manuel Lettenbichler ficou em segundo lugar tanto na Beach Race no primeiro dia como na Forest Race no segundo dia. Na prova principal, a corrida de montanha do terceiro dia, o bávaro de 26 anos mais uma vez confirmou as suas excelentes habilidades e relegou Graham Jarvis, 23 anos mais velho, para o segundo lugar por uns bons 14 minutos. Sem querer diminuir o desempenho de Jarvis, o britânico beneficiou de um problema técnico na Sherco do espanhol Mario Roman, que de outra forma teria tido hipóteses de vencer a sexta das sete corridas do Campeonato do Mundo.
Pela primeira vez, o Sea to Sky, extremamente popular entre pilotos e fãs, foi incluído no calendário do Campeonato Mundial de Hard Enduro. Na estância balnear da Riviera Turca, os pilotos têm de provar o seu valor em três formatos diferentes: Na corrida de praia do primeiro dia, são necessárias competências de SuperEnduro. Na Forest Race, no segundo dia, há uma volta de enduro mais rápida, na qual é necessário vencer um ou dois desafios técnicos. No terceiro dia têm de enfrentar uma pista que se torna cada vez mais exigente tecnicamente, pois vai da praia ao pico da montanha a 2365 metros e é, portanto, hard enduro na sua forma mais pura.
Billy Bolt, o dominador do SuperEnduro e tetracampeão mundial competiu pela primeira vez no Mundial de Hard Enduro após uma longa pausa devido a lesão. Como esperado, o britânico também decidiu a corrida final na sua Husqvarna e saiu à frente de Lettenbichler da Alemanha (KTM) e do sul-africano Wade Young na GASGAS.
Young mostrou na Forest Race que o terreno da Turquia combina com ele. Pedras soltas é o que ele está acostumado no lendário Teto da África, que já conquistou oito vezes. No percurso de 45 km, que foi relativamente rápido, ele conquistou a vitória, deixando Lettenbichler uns bons três minutos atrás dele e o terceiro colocado Bolt uns bons quatro minutos e meio atrás dele. Com este resultado na Forest Race, três pontos no campeonato foram para Young, dois para Lettenbichler e um para Bolt.
O último dia da corrida Sea to Sky aconteceu no sábado. Na importantíssima corrida de montanha, os pilotos começam nas margens do Mediterrâneo e depois correm até à linha de chegada no cume do vizinho Monte Olimpos, que fica a aproximadamente 2.365 metros acima do nível do mar. A rota de 65 quilômetros passa primeiro por praias arenosas, depois por leitos de rios, desfiladeiros e caminhos florestais e, finalmente, pela região montanhosa rochosa acima da linha das árvores.
Lettenbichler, que machucou o pulso numa queda durante a Forest Race, conseguiu assumir a liderança após algumas escaramuças na largada, seguido de perto por Mario Roman. Os dois trocaram de liderança durante uma hora e meia, durante a qual Roman cometeu um raro erro. O ambicioso espanhol colidiu com uma pedra e o escape da sua Sherco soltou-se, o que significa que teve que lidar com significativamente menos potência do motor durante o resto da corrida. Graham Jarvis aproveitou-se disso e garantiu o segundo lugar no final, atrás de Lettenbichler. Billy Bolt cruzou a linha de chegada em quarto lugar. Isto deu-lhe uma reentrada sólida no hard enduro.
O final da temporada será em Espanha, no último fim de semana de outubro.
O que eles disseram:
Manuel Lettenbichler: “Foi uma corrida muito extenuante. Fiz uma boa largada, mas a minha mão doia muito. Foi uma corrida bastante rápida no início e fiquei feliz por ter aguentado a mão até ao final. O Mario andou forte e esteve à minha frente por um tempo. Infelizmente, ele destruiu o escape e a sua moto perdeu potência. Foi uma pena porque, caso contrário, teríamos tido uma batalha aberta até ao fim. Parabenizo o Graham pelo seu desempenho, foi mega.”
Graham Jarvis: “Tecnicamente foi muito mais difícil do que nos anos anteriores. Somado a isso estava o calor. Mas foi um percurso perfeito, uma corrida perfeita e um resultado quase perfeito para mim.”
Mario Roman: “Estou muito satisfeito com o resultado. Tive um problema mecânico na Forest Race e só terminei em 11º lugar. Então tive que largar da segunda linha, mas o meu ritmo era bom, consegui ultrapassar muita gente rapidamente, liderei a corrida por um tempo e lutei com o Manuel. Uma hora antes da chegada, bati numa pedra com o escape, então lutei com isso, e não com a pista, pelo resto da corrida.”
Resultados do ‘Sea to Sky’:
1. Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 4:43,22 horas
2. Graham Jarvis (GB), Husqvarna, +13:17 min
3. Mario Roman (ESP), Sherco, +13:55
4. Billy Bolt (GB) , Husqvarna, +23:58
5. Francesc Moret Clota (ESP), Husqvarna, +27:24
6. Wade Young (AFS), GASGAS, +30:52
7. Teodor Kabakchiev (BUL), Sherco, +39:50
8. Matthew Green (AFS), KTM, +44:09
9. Davide Cyprian (CHE), KTM, +1:14,54 horas
10. Radford Chugg (GB), Beta, +2:07,28
Campeonato do Mundo de Hard Enduro (após 6 de 7 corridas):
1. Manuel Lettenbichler (KTM), 112 pontos
2. Wade Young (GASGAS), 93
3. Mario Roman (Sherco), 91
4. Teodor Kabakchiev (Sherco), 82
5. Mitch Brightmore (Husqvarna), 66
6. Francesc Moret Clota (Sherco), 56
7. Matthew Green (KTM), 54
8. Alfredo Gomez, (Rieju), 41
9. Davide Cyprian (KTM), 36
10. Marc Riba Lazaro (KTM), 31