EnduroGP, Gales: Garcia vence por 0,15s, Verona campeão mundial de E2
O espanhol Josep Garcia (KTM) venceu o segundo e último dia do EnduroGP de Gales, com escassos 0,15s sobre Brad Freeman (Beta), na finalização mais renhida da história. Steve Holcombe (Honda) foi terceiro e Andrea Verona alcançou com a GASGAS o título mundial de E2.
Tal como no primeiro dia, estes quatro pilotos ficaram à frente do resto da elite do EnduroGP e deram três voltas à zona rural de Mid-Wales com tempos de prova quase idênticos, com algumas excepções cruciais. O vencedor do primeiro dia, Holcombe, perdeu segundos no primeiro teste, Freeman caiu na lama no segundo teste, mas estavam todos tão próximos e a esforçarem-se tanto que o resultado final acabaria por ser por diferenças mínimas.
Andrea Verona, que começou o dia mais rápido no primeiro Cross Test, teve uma queda uma volta mais tarde, perdendo mais de 20 segundos. Entretanto, Freeman mantinha a liderança por uma margem de três a cinco segundos à medida que os testes avançavam, com Garcia e Holcombe a trocarem tempos de teste com fracções de diferença entre si.
Josep Garcia
O teste Extreme apanhou muitos pilotos com erros que custaram tempo e, na última passagem, Brad Freeman viu a sua vantagem ser reduzida de quase cinco para pouco menos de dois na frente de Garcia, com Holcombe a 6,76s de distância. Como é frequentemente o caso, a prova final foi o ponto alto e, obviamente, cada piloto deu o seu melhor. Em primeiro lugar, Freeman teve uma espera agonizante enquanto Garcia completava a sua corrida atrás. O espanhol foi o mais rápido de todos no teste final, tirando dois segundos ao tempo de Brad e, com ele, a geral por apenas 0,15s – a chegada mais renhida de sempre na história do enduro mundial.
Brad Freeman
Classe Junior e Youth
Gus Riordan foi o protagonista de ontem com a sua primeira vitória nos Juniores, mas hoje teve mais dificuldades com os suecos. Axel Semb, da Fantic, assumiu a liderança, mas o líder do campeonato, Max Ahlin, seguiu o padrão de muitos pilotos seniores acima, rasgando um teste final rápido para reivindicar a vitória, relegando o australiano para segundo, com Axel Semb mais uma vez no pódio.
A classe Youth também foi decidida no último dia, com o piloto italiano da KTM, Manual Verzeroli, a selar a sua época com a vitória, à frente de Romain Dagna e Pietro Scardina. Juntamente com a vitória de Verona na E2, a vitória de Verzeroli traz à infame equipa italiana Farioli mais um troféu para a sua incontável lista de títulos mundiais.
Mas nem tudo se resume aos italianos, com a espanhola Mireia Badia a dominar a classe feminina hoje, tal como fez ontem e durante a maior parte do ano.
O Campeonato do Mundo de Enduro prossegue no dia 13 de setembro em França.