MotoGP, Tailândia Q2: Pole de Bagnaia em sessão acidentada
A última sessão de qualificação da classe rainha no GP da Tailândia evoluiu para um festival de quedas, após o qual o campeão mundial Pecco Bagnaia estabeleceu um excelente tempo desde o início. Três Ducati caíram no final da Q2.
Fabio Quartararo e Fabio Di Giannantonio avançaram para o Q2, o que significou que todos os cinco fabricantes estiveram representados na segunda qualificação, com a melhor posição de partida para a Ducati e Marc Márquez, que terminou a qualificação como líder.
O primeiro tempo baixo veio do piloto de fábrica da Ducati, Pecco Bagnaia, com o tempo de 1:29,331 minutos. Tanto Marc Márquez quanto Jorge Martin erraram na primeira tentativa. Na segunda tentativa, Jorge Martin alcançou o melhor tempo que esperava, mas Bagnaia foi ainda mais rápido: o tempo de 1:29.076 minutos foi a volta mais rápida já realizada no Circuito de Chang.
Atrás dos líderes do campeonato do mundo, Bezzecchi, Marc Márquez, Enea Bastianini e Pedro Acosta voltaram às boxes enquanto os seis primeiros pilotos para trocar os pneus. Os dois representantes japoneses, Zarco pela Honda e Quartararo pela Yamaha, tiveram que lutar com os últimos no primeiro turno do Q2.
Depois o drama que deixou alarmada a box da Gresini. Logo no início da próxima volta rápida, Marc Márquez saiu de pista. Segundos depois os gritos repetiram-se no canto da Pramac porque Jorge Martin também tinha caído a quatro minutos do final. Ao mesmo tempo, Pecco Bagnaia conseguiu mais uma volta fabulosa e a primeira volta de 1:28 em Buriram!
Enquanto o companheiro de equipa de Bagnaia, Enea Bastianini alcançava o segundo lugar, a segunda Pramac Ducati com Morbidelli também visitou a gravilha. A tentativa de Marco Bezzecchi de chegar à primeira linha também falhou e Pecco Bagnaia conquistou a 22ª pole position da sua carreira no MotoGP.
Jorge Martin ainda defendeu o terceiro lugar e assim um lugar importante na primeira fila. Marc Márquez salvou o 5º lugar de um Fabio Quartararo surpreendentemente forte. Pedro Acosta, ainda doente, chegou ao sétimo lugar da grelha, 0,7 segundos atrás, ao lado de “Diggia” e Alex Márquez. A única Aprilia com Vinales terminou na 10ª posição no Q2, à frente de Morbidelli e Johann Zarco.
A corrida Sprint de MotoGP está agendada para as 15h00 locais, 09h00 de Portugal continental. Não perca!