MotoGP, Tailândia: Márquez fecha sexta-feira como líder

Por a 25 Outubro 2024 11:25

Foram sessenta minutos loucos. Por fim Marc Márquez venceu a batalha pelos milésimos à frente do líder do Campeonato do Mundo, Jorge Martin.

Os fãs da marca de Bolonha ficaram particularmente satisfeitos mais uma vez na manhã de sexta-feira. Seis Ducati, lideradas por Marco Bezzecchi na Desmosedici do ano passado da equipa VR46, deixaram a sua marca no treino livre. Mais uma vez o melhor piloto não-Ducati foi o estreante Pedro Acosta.

Foi também Acosta quem acendeu o fogo no início da sessão. Apesar do jovem de 20 anos ter sido relegado para o terceiro lugar por Marc Márquez e Pecco Bagnaia no final da sua primeira série de voltas rápidas, o herói da Tech3 já tinha melhorado significativamente com um 1:30.2 e abriu uma barreira entre os pilotos da Ducati. O mesmo pode ser dito do ás da Yamaha, Fabio Quartararo, após os primeiros 20 minutos, colocando-se o francês na quarta posição, atrás de Jorge Martin. Marco Bezzecchi, que liderou quase toda a manhã, entrou na sessão mais importante menos bem, na décima posição.

A meio do Treino Livre o surgiu uma imagem emocionante. Fabio Quartararo conseguiu ficar atrás de “MM93” – “El Diablo” ficou apenas 0,08 segundos abaixo do melhor tempo provisório. Atrás dele estava o campeão mundial Bagnaia, seguido pelos espanhóis Acosta e Martin. Depois, novamente duas Ducati GP24 com Morbidelli e Bastianini. Marco Bezzecchi, por outro lado, caiu para a 11ª posição

Depois, Pedro Acosta voltou a ficar em segundo lugar, à frente deQuartararo. A diferença entre os quatro primeiros a vinte minutos antes do final da qualificação em Buriram era de apenas 0,090 segundos!  O resultado provisório foi ainda virado de cabeça para baixo por Johann Zarco, que disparou para o 5º lugar do nada. Quando Jack Miller ultrapassou o veterano na LCR Honda, o líder do campeonato Jorge Martin caiu para o 7º lugar.

Brad Binder conseguiu a próxima volta furiosa. Com o seu 1:30.023, o piloto da KTM estabeleceu o novo melhor tempo. 90 segundos depois, Binder seguiu em frente e tornou-se o primeiro piloto a quebrar a marca de 1:30 minutos. Mas a batalha pelo melhor tempo estava apenas a começar. Pedro Acosta bateu o tempo de Brad Binder por mais centésimos com pneus macios. Depois a alegria nos boxes da Yamaha – Fabio Quarataro foi mais 18 milésimos mais rápido – melhor tempo a 10 minutos do final. Naquele momento não havia Ducatis entre os 5 primeiros.

Apenas dois minutos depois, Quartararo caiu de 1º para 7º, já que a armada Ducati estava agora no ataque. Jorge Martin, Pecco Bagnaia e Enea Bastianini remataram na frente. Maverick Vinales também conseguiu um tempo de topo – de repente a Aprilia de fábrica ficou em segundo lugar e conquistou o quinto lugar. Com o ataque final nos últimos dois minutos, a ordem foi reorganizada pela enésima vez.

No final de uma sessão incrível, o hexacampeão de MotoGP Marc Márquez faz o melhor tempo com um novo recorde de volta de 1:29.165. Atrás dele ficaram Jorge Martin, Enea Bastianini e Pecco Bagnaia. Maverick Vinales manteve a posição 5. Morbidelli e Acosta chegaram direto ao Q2 em 6º e 7º, assim como Alex Marquez, Marco Bezzecchi e Johann Zarco. O francês tirou o ás da KTM Brad Binder do Q2 por 0,001 segundos. Atrás deles ficaram os frustrados Fabio Quartararo e Jack Miller que têm que ir à primeira qualificação.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x