MotoGP, Miguel Oliveira (5º): O melhor sprint do Falcão em 2024
Voou alto e forte no Motorland de Aragão, com uma das suas melhores performances do ano na corrida sprint. Falamos de Miguel Oliveira que fez uma corrida sprint fantástica, subindo posições até ao quinto lugar final.
Cumprida a metade do sprint de 11 voltas, o piloto luso da Trackhouse Racing instalou-se de forma sólida na frente de nome cotados, o que diz bem do seu desempenho brilhante, mas também do bom acerto da sua Aprilia RS-GP24.
Oliveira fez uma corrida tranquila, rodando grande parte da corrida colado ao quarto classificado Alex Márquez, e contendo atrás de si um trio de eleição formado por Binder, Bagnaia e Quartararo. Oliveira foi frio, sólido e eficaz como ainda não tinhamos visto esta época, colmatando algumas deficiencias da sua moto, com um bom conhecimento do circuito que só podia dar bons frutos. Em tenra idade, Oliveira fez a sua ‘formação’na velocidade nos circuitos do país vizinho, tendo então as suas primeiras lutas com um certo Marc Márquez!
Desde sexta-feira, Oliveira esteve em destaque com a moto da equipa americana Trackhouse Racing – muitas vezes à frente das motos de fábrica da Aprilia Racing de Aleix Espargaro e Maverick Viñales, visivelmente em dificuldades em certos momentos de sexta-feira e sábado. Nesse sentido, é perfeitamente justo considerar esta como uma das melhores corridas do jovem de 29 anos Miguel Oliveira na presente temporada.
Prova disso, o facto do piloto de fábrica Maverick Vinales salientar que Oliveira estava muito melhor na longa última curva para a esquerda (curva 17) do último sector do Motorland – e que ia ver os seus dados!
A isto, o nosso MO#88 respondeu com um sorriso: “Na verdade é bastante fácil nas curvas 16 e 17. Chego, passo e acelero novamente. É importante saber um ponto da pista, mas o importante é ver a volta inteira. Mas se o Maverick puder aprender algo comigo no último setor, então quero algo do setor 1 em troca.”
“É muito bom que todos os pilotos da Aprilia estejam bem e tenhamos todos os dados do Aleix e do Maverick para perceber o que os torna ainda mais rápidos.” Disse MO#88 à Speedweek.com
Quanto ao circuito do tipo Montanha Russa do Motorland, o cinco vezes vencedor de MotoGP, que nunca tinha pilotado a Aprilia RS-GP em Aragão, mostrou-se positivo;
“Não tem nada a ver com o Red Bull Ring. Na Áustria tivemos grandes problemas com as longas fases de travagem e o curto tempo em posição inclinada. Aqui na Motorland andamos em ângulo durante muito mais tempo – e isso é muito bom para a nossa moto. Se adicionarmos aderência a isso, funcionará ainda melhor.”
Embora ainda não confirmado oficialmente, em 2025 Miguel Oliveira irá para a pista com uma Yamaha com pintura Pramac.
Imagens: Gold Goose / Red Bull Content Pool