MotoGP: Marc Márquez lidera primeiro dia em Phillip Island
Marc Márquez liderou uma frenética sessão de treinos de uma hora no Grande Prémio da Austrália de MotoGP de 2024, que contou com uma queda do líder do campeonato Jorge Martin e uma bandeira vermelha.
Depois de uma forte chuva ter cancelado a sessão de Treino Livre 1 esta manhã em Phillip Island, as condições melhoraram significativamente para o que seria o único treino de MotoGP do dia, no treino de uma hora.
Com um ritmo muito forte no início da sessão, Márquez acabou por liderar com 1m27,770s, à frente do seu companheiro de equipa na Gresini, o seu irmão Alex Márquez. O líder do Campeonato, Jorge Martin, foi quarto depois de sofrer uma queda na sua Pramac Ducati, enquanto o rival Francesco Bagnaia ficou em quinto.
As quedas tardias de Pedro Acosta e Jack Miller custaram-lhes caro, pois ficaram fora dos lugares da Q2.
Filme da sessão
Com a ameaça de chuva a pairar sobre o circuito de Phillip Island, o início da sessão da tarde, com uma hora de duração, foi muito movimentado, com todos a tentarem conhecer o novo piso da pista e conseguir efetuar uma volta. Marc Marquez estabeleceu o ritmo inicial em 1m29,413s, enquanto Martin caiu na Curva 4 quando entrou em contacto com a traseira da Yamaha de Fabio Quartararo tentando evitar um acidente maior.
Miller viria a cair pela primeira vez na mesma curva – rebaptizada em sua honra no ano passado – momentos mais tarde, quando ficou sem visibilidade.
Maverick Vinales, da Aprilia, assumiu a liderança da classificação a 10 minutos do final da sessão, com o espanhol a assinar 1m29,383s. No entanto, Marquez encontrou o seu caminho para o topo da ordem pouco depois com 1m29,020s. As bandeiras vermelhas foram hasteadas alguns minutos depois, devido a alguns gansos a atravessar o circuito, um cenário já habitual no circuito australiano.
A paragem foi breve, com Miller, da KTM, a recuperar rapidamente a velocidade com 1m28,731s para ser o mais rápido de todos a pouco menos de 35 minutos do fim.
Marquez e Vinales trocaram o primeiro lugar ao longo dos 20 minutos seguintes, antes do primeiro cimentar o primeiro lugar com 1m27,770s a oito minutos do fim, quando colocou um pneu traseiro macio novo.
Um último 1m27,872s de Alex Marquez levou-o para segundo, enquanto Marco Bezzecchi, da VR46, foi terceiro para completar um 1-2-3 para as Ducati GP23.
Martin foi quarto com a primeira das GP24 depois de ter caído no início da sessão, enquanto Bagnaia completou a lista dos cinco primeiros depois de ter estado com dificuldades na primeira metade da sessão.
Vinales foi a única Aprilia a garantir um lugar direto na Q2, em sexto, com Brad Binder a ser a única KTM no Top 10, depois do companheiro de equipa Miller ter caído pela segunda vez no final da sessão e do estreante da Tech3 Pedro Acosta também ter caído. Fabio Di Giannantonio (VR46), Franco Morbidelli, da Pramac, e Alex Rins, da Yamaha, completaram o Top 10.
Quartararo manteve um lugar entre os 10 primeiros à saída da bandeira axadrezada, mas as melhorias tardias de outros levaram-no a entrar na Q1 em 11º. Johann Zarco foi o melhor das Hondas depois de ter estado dentro do Top 10 durante muito tempo, enquanto as esperanças de Enea Bastianini de manter o terceiro lugar na classificação parecem mais difíceis este fim de semana depois de terminar os treinos com a sua Ducati de fábrica em 16º.
Imagem: Gold & Goose / Red Bull Content Pool