MotoGP, Jorge Lorenzo: “Ainda não vimos o último título de Márquez”
Jorge Lorenzo, tricampeão mundial de MotoGP, acredita que a lesão contraída em Jerez ainda “pesa” sobre Marc Marquez, mas está convencido de que o espanhol ainda vai ganhar outro título.
Marquez sofreu uma grave fratura no braço direito numa queda na ronda de abertura da época de 2020, o que o obrigou a falhar toda a temporada. Entre 2020 e 2022, o piloto de Cervera foi submetido a quatro grandes operações ao braço para corrigir a lesão, tendo desde então recuperado totalmente.
No entanto, Lorenzo, atual comentador da DAZN e ex-companheiro de equipa de Marquez na Honda em 2019 – acredita que a lesão ainda o está a afetar, sendo essa a razão pela qual o espanhol ainda não ganhou com a Gresini Ducati. Apesar desta observação, Lorenzo acredita que “ainda não vimos o último título de Marquez”.
– “Aquela lesão em Jerez 2020 acho que o está a pesar fisicamente. Já vimos grandes campeões, como Mick Doohan, ganhar quatro campeonatos do mundo com praticamente uma perna e meia. Penso que ainda não vimos o último título de Marc Marquez, possivelmente, mas não vai ser fácil para ele ganhar um campeonato novamente, porque tem dois jovens pilotos à sua frente.”
“Agora, Jorge Martin vai para a Aprilia, mas tem Pecco Bagnaia, que é mais novo do que ele, muito rápido e quase perfeito. Em algumas travagens vê-se que a antiga lesão está a pesar. Tudo isto somado faz com que um campeão como Marc Marquez, com supostamente a melhor moto, mesmo que não seja a nova, ainda não consiga vencer. Talvez ele tivesse conseguido uma vitória com a moto de 2024? Será possível que ele estivesse a liderar o campeonato do mundo? Não sei.”
Lorenzo desenvolveu a sua teoria apontando para o facto de Márquez ter sido tão dominante antes da lesão e diz que ainda prevê que ele lute pelo campeonato este ano. “Ele estava tão à frente dos seus rivais a um nível técnico em 2019, antes dessa lesão, que era muito superior a muitos, não só a nível do título, mas também a nível técnico e físico.” Acrescentou Lorenzo ao DAZN.
“As pessoas pensavam que era a regra de três: o melhor piloto, com a melhor mota, ia ganhar. Até agora ele ainda não conseguiu nenhuma vitória. Ele lutou por vitórias, conseguiu pódios, mas não ganhou, mas ele é Marc Márquez.” Concluiu o tricampeão mundial.
Imagens: Red Bull Content Pool