MotoGP, Japão: Primeira pole do estreante Acosta
Pedro Acosta conquistou a sua primeira pole position de MotoGP depois de uma dramática sessão de qualificação no Grande Prémio do Japão de 2024.
Com as gotas de chuva a cair, Marc Marquez parecia ter efectuado a primeira volta abaixo de 1m 42s no circuito de Motegi. Mas o piloto da Gresini viu a sua volta ser-lhe retirada devido a ter ultrapassado os limites da pista, promovendo Acosta à pole e atirando Marquez para nono.
Esta reviravolta na tabela de tempos veio na sequência de uma queda do líder do mundial Jorge Martin, o que significa que o piloto da Pramac partirá apenas em 11º na corrida Sprint – a pior qualificação do madrileno desde 2023.
O rival Francesco Bagnaia foi o 12º e último depois de ter tido dificuldades no seu primeiro time-attack, mas recuperou em grande estilo para conquistar o segundo lugar da grelha. Maverick Vinales, da Aprilia, completa a primeira linha da grelha.
Jorge Martin tem 21 pontos de vantagem sobre Bagnaia antes da corrida de Sprint. Com previsão de chuva mais forte para a tarde podemos ter uma lotaria pelos primeiros lugares.
Miguel Oliveira está ausente depois de ter fracturado o pulso direito em Mandalika e foi substituído na Trackhouse pelo piloto de testes da Aprilia Lorenzo Savadori. O regular Remy Gardner do World Superbike vai fazer a sua terceira aparição da época pela Yamaha, como wild-card na ronda caseira da fábrica.
A corrida Sprint de Motegi Sprint começa às 15h00 locais (7h00 em Portugal continental).