MotoGP, Japão: Bagnaia vence primeiro treino em Motegi
O atual campeão Francesco Bagnaia (Lenovo Ducati) lidera a tabela de tempos do MotoGP em Motegi, batendo o atual líder do mundial Jorge Martin (Pramac Racing) durante o húmido Treino Livre 1 do Grande Prémio do Japão.
Chuvas ligeiras caíram durante toda a manhã, com as bandeiras de chuva a serem agitadas aos 15 minutos da sessão de 45 minutos de MotoGP. A humidade fez com que todos os pilotos fossem para as boxes, com Bagnaia a passar para a liderança à frente de Martin.
Pouco depois dos pilotos terem regressado à pista para os últimos dez minutos, uma nova chuva confirmou Bagnaia como o mais rápido com 1m 45,209s. Isto colocou o piloto da Ducati de fábrica com 0,109s de vantagem sobre Martin, que começa o fim de semana com 21 pontos de vantagem na corrida ao título.
Fabio Di Giannantonio, Marc Márquez, Jack Miller e Marco Bezzecchi prefizeram o top 6 desta primeira sessão de treinos, na qual Joan Mir (Repsol Honda) e Johann Zarco (LCR Honda) foram os melhores e único representantes das motos japonesas, respetivamente nas posições 7 e 8. Maverick Viñales (Aprilia) e Enea Bastianini (Ducati) fecharam o top 10.
Miguel Oliveira está ausente depois de ter fracturado o pulso direito em Mandalika e foi substituído em Trackhouse pelo piloto de testes da Aprilia Lorenzo Savadori. O regular Remy Gardner do World Superbike vai fazer a sua terceira aparição da época pela Yamaha, como wild-card na ronda caseira da fábrica.
Os treinos da tarde, que vão decidir os dez primeiros pilotos com acesso direto à Qualificação 2, começam às 15h00 locais (7h00 de Portugal continental).