MotoGP, Japão: Bagnaia aproveita erro de Acosta para vencer Sprint

Por a 5 Outubro 2024 08:34

Francesco Bagnaia aproveitou um erro do líder da corrida, Pedro Acosta, para vencer a corrida Sprint de sábado em Motegi. Enea Bastianini e Marc Márquez completaram o pódio.

A chuva intermitente continuou a atormentar equipas e pilotos de MotoGP na curta corrida Sprint de 12 voltas. Todos os pilotos escolheram slicks traseiros macios para o início da húmida corrida. Todos, exceto Jack Miller, Alex Rins e Augusto Fernandez, que também escolheram pneus duros à frente, embora com as suas motos “molhadas” prontas para a ação nas boxes. Mas, felizmente para todos, o aguaceiro previsto para sábado não chegou.

Largando da sua primeira pole-position na categoria rainha, o estreante Pedro Acosta (GasGas Tech3) perdeu duas posições na partida para as Ducati de Bagnaia e Enea Bastianini, mas voltou à frente na terceira das 12 voltas da corrida.

O trio manteve-se junto até que Acosta começou a ganhar espaço visível para respirar a cinco voltas do fim – tudo parecia encaminhado para um final tranquilo, até que o ‘Tubarão de Mazzarrón’ exagerou na entrada da Curva 5, caindo da sua KTM RC16 e ficando postrado na gravilha com a cabeça entre as mãos.

Este erro também colocou Marc Marquez no último lugar do pódio, com o piloto da Gresini – que perdeu a pole position devido aos limites de pista – num duelo arrepiante pelo segundo lugar com Enea Bastianini. Apesar dos ataques do espanhol da Gresini, o italiano manteve-se firme durante uma batalha agressiva, com ambos a ficarem a uma distância muito próxima de Bagnaia até à bandeira axadrezada.

Partindo em 11º, depois de uma queda na qualificação, com uma partida fantástica Jorge Martin em apenas duas voltas chegou ao 5º lugar, mas a partir de então o espanhol não conseguiu a aproximação aos primeiros, beneficiando também da queda de Acosta para terminar no quarto lugar.

Brad Binder abandonou o grupo da frente com um problema técnico nas primeiras voltas, enquanto Aleix Espargaro e Joan Mir cairam. Igual destino teve a estrela da casa, Takaaki Nakagami, derrubado por um contacto a meio da corrida com o seu companheiro de equipa na LCR Honda, Johann Zarco, pelo que o francês, em 17º, recebeu uma justa penalização de Long Lap. Com o seu triunfo Bagnaia reduziu para 15 pontos a vantagem de Martin no campeonato.

O MotoGP volta à ação no domingo para a sessão de Warm-up (9h40 locais, 1h40 em Portugal) e para a corrida de 24 voltas (14h00 no Japão, 6h00 na nossa hora).

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x