MotoGP, Indonésia: Bastianini fecha o dia com volta recorde

Por a 27 Setembro 2024 11:43

Enea Bastianini (Lenovo Ducati) terminou o dia de sexta-feira como o piloto mais rápido durante os treinos de MotoGP em Mandalika. Os pilotos da Pramac Jorge Martin e Franco Morbidelli seguiram em segundo e terceiro lugares, à frente de Pecco Bagnaia que ficou em quarto lugar.

Como habitualmente, os 45 minutos de treinos livres da manhã de sexta-feira são seguidos de treinos de qualificação na classe de MotoGP à tarde. O objetivo dos pilotos é passar direto para a qualificação 2, o que apenas os 10 primeiros podem fazer. Os demais pilotos terão que ir para o Q1 no sábado, de onde os dois primeiros colocados avançarão para a Q2.

No primeiro treino livre de MotoGP da manhã, Franco Morbidelli (Pramac Ducati) estabeleceu o tempo mais rápido com 1:30.689 minutos, na frente de.Maverick Vinales (Aprilia) e do piloto da Pramac, Jorge Martin. Os pilotos Honda também estiveram fortes – Johann Zarco foi quinto, Luca Marini terminou em 9º lugar. Miguel Oliveira fracturou o pulso direito no FP1 e foi levado ao hospital para exames complementares.

Durante a sessão de qualificação de uma hora à tarde, aos sete minutos Pedro Acosta (GASGAS) fez o primeiro tempo notável com 1:31.700 mas dois minutos depois caiu na curva 1, uma queda sem consequências para o estreante de 20 anos.

Franco Morbidelli (Pramac Ducati), que estabeleceu o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres da manhã, liderou a sessão aos 15 minutos com 1:30.673. O companheiro de equipa Jorge Martin ficou em segundo lugar, 0,253 segundos atrás, enquanto o piloto do VR46 Marco Bezzecchi ficou em terceiro, 0,394 segundos atrás.

A 35 minutos do final, Marc Márquez (Gresini Ducati) assumiu a liderança com o tempo de 1:30.477 minutos depois de ter feito uma defesa espectacular alguns minutos antes. Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati) alcançou o segundo tempo mais rápido com 1:30.488 min. Imediatamente a seguir, Acosta seguiu com o tempo de 1m30,411 minutos.

A meio da sessão Acosta liderava na frente de Marc Márquez, Di Giannantonio, Morbidelli e Bastianini. Martin era apenas sexto e Pecco Bagnaia estava em 14º.

A 20 minutos do final, os 10 primeiros estavam com apenas três décimos de segundo de diferença. Os quatro primeiros com Acosta, Bezzecchi, Marc Márquez e Di Giannantonio estavam separados por apenas 0,077 segundos. Bagnaia estava apenas em 17º, 0,956 segundos atrás.

Sete minutos depois, Martin assumiu a liderança com o tempo de 1m30s317. Imediatamente a seguir, o líder do mundial estabeleceu uma volta recorde de 1:29.670 minutos, três décimos de segundo mais rápido que Luca Marini no ano passado.O recorde de Jorge Martin durou apenas 4 minutos – Bastianini foi quatro centésimos de segundo mais rápido e estabeleceu uma volta recorde de 1:29.630 minutos.

Nos últimos seis minutos todos voltaram a correr atrás dos tempos. A três minutos do final, Alex Márquez caiu na curva 16 e um minuto e meio depois, Bagnaia passou para a quarta posição com o tempo de 1:29,712.

Atém final ninguém chegou perto do tempo de Bastianini. Martin ficou em segundo, Morbidelli ficou em terceiro, Bagnaia em quarto e Marc Márquez foi sétimo. Bastianini, Martin, Morbidelli, Bagnaia, Bezzecchi, Quartararo, Marc Marquez, Acosta, Di Giannantonio e Vinales passaram direto para a qualificação 2. Os 10 primeiros ficaram separados por apenas 0,370 segundos.

Seis Ducatis terminaram entre os 7 primeiros, apenas Quartararo (Yamaha) conseguiu o sexto lugar. Acosta foi o melhor piloto da KTM e passou direto para o Q2 em oitavo lugar. Viñales foi o único piloto da Aprilia a ficar entre os 10 primeiros.

Como melhor piloto da Honda, Johann Zarco por pouco não conseguiu chegar ao Q2 com o 11º lugar. O piloto de fábrica Luca Marini ficou logo atrás. Os dois pilotos de fábrica da KTM, Brad Binder e Jack Miller, terminaram apenas em 14º e 16º lugares.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x