MotoGP, FIM faz alteração de última hora e permite que Máximo Quiles suba a Moto3
A FIM faz uma alteração de última hora para que Máximo Quiles possa estar em Moto3 no próximo ano. Até 2023, os regulamentos da Moto3 só permitiam que os pilotos se estreassem no Campeonato do Mundo se tivessem mais de 18 anos, com excepções para os que ganhassem os campeonatos de formação mais importantes, como o JuniorGP ou a Red Bull Rookies Cup. Em 2024, as regras foram alteradas para permitir que os pilotos que terminem entre os três primeiros nestes campeonatos possam também entrar em Moto3, mesmo que sejam menores de idade.
No entanto, o fim de semana passado mudou tudo. Maximo Quiles sofreu uma terrível queda na penúltima curva da corrida de Misano, quando estava a lutar pela vitória. O piloto de Múrcia, pupilo de Marc Márquez, é considerado um dos maiores talentos do motociclismo espanhol e mundial, mas depois desta última corrida desastrosa, terminou em quinto lugar na classificação geral da Rookies Cup, o que o deixa fora da Rookies Cup e sem opções teóricas para subir para a Moto3 em 2025.
No entanto, a FIM não ficou parada e acrescentou um pequeno parêntesis à regra criada pela IRTA: “Em qualquer época”. Quiles terminou em terceiro nas edições de 2022 e 2023, pelo que poderá beneficiar dessas épocas para dar o salto para o Campeonato do Mundo na próxima.
Imagem:Gold & Goose / Red Bull Content Pool