MotoGP, Corrida: Bastianini vence corrida louca, Bagnaia abandona
Enea Bastianini venceu a corrida de MotoGP do Grande Prémio de Emilia Romagna. O piloto de fábrica da Ducati derrotou Jorge Martín na última volta, mas o madrileno ficou mais líder, com 24 pontos sobre Bagnaia, que caiu na corrida dando o pódio a Marc Márquez. O piloto luso Miguel Oliveira terminou no top 10.
As condições eram muito boas para a corrida, com sol, nuvens claras e temperaturas de 21 graus no ar e 28 no asfalto. Todos saíram com pneus Michelin médios à frente e atrás, excepto Bezzecchi que escolheu um pneu traseiro macio.
No início parecia que Martín estava a vencer o jogo contra o Pecco, mas Bagnaia resistiu e saiu na frente na segunda curva. Bastianini e Binder tocaram-se, mas não caíram e o #23 da Ducati ficou em terceiro. Marc Márquez ultrapassou Bezzecchi assim que pôde.
Binder caiu na curva 4 quando estava em quarto lugar, deixando caminho livre para Acosta e Marc Márquez.
Na frente Jorge Martin procurava uma brecha para ultrapassar Bagnaia… com Bastianini à espreita. O ‘1’ não estava tão forte como no sábado e tudo se reagrupou, com Acosta e Márquez mais próximos. Até que o piloto da Pramac encontrou um espaço para ultrapassar o atual campeão na curva 8.Martin fez então a volta rápida e cimeçou a distanciar-se de Bastianini.
Foi então a vez de Pedro Acosta dar tudo para ultrapassar Pecco, apanhou um grande susto na curva 13, suficente para Bagnaia se afastar um pouco. Nessa altura Bastianini dava também tudo para impedir a fuga de Martín. Não demorou muito para o italiano apanhar o madrileno e ir para a frente, com Bagnaia a permanecer na luta..Acosta caiu na penutima curva quando estava em quarto lugar tentando seguir Bagnaia e mantendo Marc Márquez muito bem afastado.
A 18 voltas do final da corrida, Jorge Martin recebeu uma penalização de Long Lap por já ter saído da pista três vezes, mas ao contrário da corrida Sprint, o líder do mundial não perdeu o foco. O espanhol foi então à procura do líder Enea perto nas curvas finais e esforçou-se a meio da corrida. Bagnaia ‘acordou’ e bateu o recorde da volta mais rápida da corrida, distanciando-se de Marc Márquez para perseguir os dois lideres que Martin na frente de Bastianini que se aproximou um milésimo do #89 da Pramac, que pareceu tenso e e a chegar ao limite.
Em seguida o Campeonato do Mundo conhecia uma reviravolta inesperada: a sete voltas do final, Bagnaia caiu na exigente curva 8 de Quercia. Em casa, quando poderia se tornar o líder… um erro inesperado muda muitas coisas para o #1 da Ducati.
O líder Martin foi então informado da box que Bagnaia estava fora da corrida. Tudo lhe parecia correr na perfeição, menos na luta para conter um endiabrado Enea Bastiani. O ‘Martinator’ teve um leve deslize, mas resistiu à primeira tentativa de ultrapassagem de Bastianini. Na última volta, Bastianini praticamente chocou com Martin na curva 4 e subiu a líder, fazendo Martín gesticular. Enea viu que o espanhol estava do lado de fora e seguiu em frente, ambos não caíram mas Martin perdeu uma vitória que pareceu certa,
Martin, muito zangado, considerou que a ação do piloto de Rimini foi muito agressiva, mas mais tarde, na volta de honra, apertou a mão ao italiano e deu-lhe os parabéns pela vitória.
Marc Márquez foi terceiro, à frente de Bezzecchi e Morbidelli. A Ducati alcançou a sua 100ª vitória no MotoGP e, Martin ficou mais distante de Bagnaia no campeonato.
Miguel Oliveira concluiu a corrida a concretizar o objetivo de melhor a sua performance de sábado, fechando o top 10, no décimo lugar, duas posições atrás do seu companheiro da Aprilia, Aleix Espargaró e a quatro posições de Maverick Viñales na outra RS-GP de Noale.
Resultados da corrida de MotoGP, Misano
1. Enea Bastianini (I), Ducati, 27 voltas em 41:14.653 minutos
2. Jorge Martín (E), Ducati, +5,002 seg
3. Marc Marquez (E), Ducati, +7,848
4. Marco Bezzecchi (I), Ducati, +9.200
5. Franco Morbidelli (I), Ducati, +13.601
6. Maverick Viñales (E), Aprilia, +15.484
7. Fabio Quartararo (F), Yamaha, +20.922
8. Aleix Espargaró (E), Aprilia, +22.795
9. Alex Márquez (E), Ducati, +27.704
10. Miguel Oliveira (P), Aprilia, +31.891
11. Joan Mir (E), Honda, +33.062
12. Luca Marini (I), Honda, +35.411
14. Raúl Fernández (E), Aprilia, +36.335
14. Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +37.395
15. Johann Zarco (F), Honda, +38.809
16. Jack Miller (AUS), KTM, +40.454
17 .Takaaki Nakagami (J), Honda, +46.394
18. Augusto Fernández (E), KTM, +47.755
19. Brad Binder (ZA), KTM, uma volta atrás
DNF. Pedro Acosta (E), KTM, a 19 voltas do final
DNF, Francesco Bagnaia (I), Ducati, 7 voltas do final