MotoGP: Comunicações via rádio com os pilotos em 2025
As comunicações entre pilotos de MotoGP serão introduzidas em 2025, depois deste sistema ter sido proposto há três anos e testado recentemente.
Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo efectuaram novos testes após o GP de Espanha em Jerez, no início deste ano. Depois disso, a Dorna irá introduzir o sistema por fases. A primeira fase envolve uma funcionalidade de comunicação unidirecional, permitindo que o novo diretor de corrida em 2025, Simon Crafar, comunique com os pilotos. Espera-se que as mensagens sejam concisas para não distrair os pilotos.
Atualmente, a comunicação com o piloto faz-se através do envio de mensagens curtas para o ecrã das motos, método que pode vir a ser abolido no futuro, fazendo com que o piloto mantenha a sua atenção focada na pista.
Na passada quinta-feira, antes do GP de San Marino, teve lugar uma reunião entre a Dorna e os pilotos. A Dorna apresentou os planos para a segunda fase das comunicações via rádio, que envolve um sistema de comunicação bidirecional entre o piloto e a equipa e/ou a direção de corrida, como acontece na Fórmula 1.
O sistema foi testado novamente durante os testes pós-GP de San Marino, mas Bagnaia queixou-se de desconforto ao usar o equipamento. No entanto, há pilotos que queriam que o sistema fosse implementado, incluindo Aleix Espargaro.
Esta proposta de comunicação entre pilotos e equipas também divide os adeptos do MotoGP. Por um lado, os defensores dizem que o MotoGP é um campeonato de corridas de protótipos e que, de qualquer forma, existem no mercado dispositivos de comunicação para motociclos.
Por outro lado, os detractores afirmam que a proposta irá prejudicar o espírito puro das corridas, em que as capacidades dos pilotos e a sua perícia são os factores mais importantes, em vez de serem determinadas pela equipa e pelos engenheiros nas boxes.