MotoGP, Áustria, TL1: Martin primeiro líder no Red Bull Ring
Jorge Martin (Pramac Ducati), estabeleceu o melhor tempo no primeiro treino livre de MotoGP no Red Bull Ring, em Spielberg, na manhã desta sexta-feira. O seu principal opositor no campeonato, Pecco Bagnaia, está em 4º lugar.
A primeira sessão de MotoGP na manhã de sexta-feira é uma verdadeira sessão de treinos livres em que os pilotos e equipas podem trabalhar na afinação das motos durante 45 minutos. As posições só estarão em jogo na sexta-feira a partir das 14 horas de Portugal, quando será disputada a qualificação para entrada direta na Qualificação 2. Apenas os 10 primeiros vão poder fazê-lo, enquanto os restantes terão que passar pelo Q1 no sábado, de onde os dois mais rápidos vão passar ao Q2.
Com uma temperatura do ar de 26 graus Celsius esta manhã, após quatro voltas foi o regressado Pol Espargaró que estabeleceu o primeiro melhor tempo notável com 1m29,944s. Além do piloto de testes da KTM, apenas o campeão mundial Pecco Bagnaia (Ducati Lenovo) ficou abaixo de 1:30 minutos.
Aos oito minutos, Aleix Espargaró (Aprilia) escorregou na curva 2, um pouco depois Marco Bezzecchi (VR46 Ducati) na curva 3. Após dez minutos, Brad Binder (Red Bull KTM) também viu de perto o asfalto, e após 15 minutos Aleix caia pela segunda vez!
A meio da sessão de 45 minutos, Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) estava à frente de Pol Espargaró por um fracção de 72 milésimos, com Bagnaia 92 milésimos. Com apenas uma volta rápida, Jorge Martin conseguiu assumir a liderança.
A 7 minutos do final, Pedro Acosta (Red Bull GASGAS) caiu na curva 2: dois minutos depois o espanhol voltou a sair de pista e com muito mais violência ao travar na curva 4 em alta velocidade. A sessão foi interrompida porque a moto jogou um pouco de gravilha para a pista.
A 3 minutos e 34 segundos do fim, os pilotos foram autorizados a voltar à pista e todos tiveram a oportunidade para outra volta rápida. Apenas alguns pilotos conseguiram melhorar. Um decepcionante Marc Márquez subiu ao 18º lugar enquanto o piloto de fábrica da Honda, Joan Mir, conseguiu a maior surpresa com o 9º lugar na tabela de tempos.
Com Martin e Morbidelli, duas Ducati GP24 estão na frente. O piloto wildcard Pol Espargaró surpreendentemente ocupa a terceira posição, à frente do campeão mundial Bagnaia. Apesar das quedas, Acosta terminou no 6º lugar, atrás do seu colega da KTM, Brad Binder. Deepcionante a performance de Miguel Oliveira, que ficou perto do final do pelotão com a Aprilia RS-GP24 da Trackhouse, apenas à frente do piloto de testes Stefan Bradl e de Aleix Espargaró que caiu por duas vezes na sessão.
Existem três pilotos wildcard na pista de Spielberg: Pol Espargaró com a KTM, Stefan Bradl com a Honda e Lorenzo Savadori com a Aprilia.
Top 10 MotoGP (após Treino Livre 1)
1.Jorge Martin (Prima Pramac Racing) 1:29.654
2. Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) +0.218
3. Pol Espargaro (Red Bull KTM Factory Racing) +0.290
4. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) +0.310
5. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) +0.582
6. Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) +0.629
7. Maverick Viñales (Aprilia Racing) +0.646
8. Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) +0.685
9. Joan Mir (Repsol Honda Team) +0.734
10. Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) +0.746