MotoGP, Austrália: Raul Fernandez e Bastianini passam à Q2
As condições eram delicadas. Choveu durante a noite e parte da manhã, mas secou. Ainda assim, havia algumas zonas humidas no circuito de Phillip Island. Além disso, um pouco de vento frio. As temperaturas estavam baixíssimas, com 15 graus no ar e 18 no asfalto.
No início do Q1 todos tinham dúvidas sobre que pneus calçar. Alguns começaram com pneus de chuva e outros com slicks, casos de Joan Mir, Luca Marini e Augusto Fernández . Por outro lado, Bastianini permaneceu na garagem sem rolar.
Johann Zarco, Jack Miller ou Raúl Fernández marcaram tempo por precaução, enquanto outros como Fabio Quartararo ou Pedro Acosta foram direto à box em busca da segunda opção com os lisos. Marini dissipou as poucas dúvidas ao assumir o comando com os ‘slicks’. O sol estava mais visível e diluindo a humidade.
Pedro Acosta assumiu a liderança da tabela de tempos e volta a volta os tempos começaram a caír. Bastiniani, terceiro na geral, precisava crescer e conseguiu. Porém, não era confiável o seu tempo, já que Raúl, Marini ou Miller estavam na luta. Na verdade, até Pedro se meteu em encrencas, porque o seu pneu gastou-se antes do tempo.
Raúl Fernández e Enea Bastianini, precisamente os que estavam com pneus mais frescos no final foram os dois pilotos que passaram à Q2.