MotoGP, Austrália: Marc Márquez fecha treinos livres como líder
O líder de sexta-feira, Marc Marquez, foi o mais rápido na última sessão de treinos livres para o MotoGP australiano de 2024 em Phillip Island, que estava fria, ventosa e húmida.
Maverick Viñales (Aprilia) foi o segundo mais rápido com a RS-GP24, o fancês Johann Zarco levou a RC213V da LCR Honda à terceira posição, com Jorge Martin (Pramac Ducati) em quarto e sem fazer uma volta limpa com a GP24. Pecco Bagnaia também teve um final de manhã decepcionante, terminando com a Ducati GP24 em P8. Pior ainda para Bastianini que já sabia que teria de ir à Q1.
A sessão prolongada de 40 minutos, após o cancelamento do FP1 de sexta-feira devido à chuva forte, viu os pilotos usarem pneus ‘wet’ de chuva mas – com a pista a secar – espera-se que os slicks regressem para as próximas sessões de qualificação…
Devido à ausência de dados de MotoGP para a nova superfície de Phillip Island, a Michelin vai oferecer uma terceira opção de pneu traseiro este fim de semana. “Para a frente, teremos os mesmos compostos (macio, médio e duro) que em 2023, mas para a traseira, estamos a oferecer três opções em vez das duas habituais”, disse Piero Taramasso, da Michelin. “Teremos o composto macio, com a sua estrutura interna habitual, mas também dois pneus com compostos médios e duros, que beneficiam de uma construção reforçada que já vimos no final de setembro em Mandalika.”
O pneu traseiro macio é o composto médio do evento do ano passado, escolhido pela maioria dos pilotos para a corrida sprint deste sábado.