MotoGP, Aragão, TL1: Marc Márquez liderou treino matinal, Oliveira 7º
Marc Márquez (Gresini Ducati) estabeleceu o melhor tempo no primeiro treino livre de MotoGP no MotorLand Aragon, na manhã de sexta-feira. Miguel Oliveira que chegou a liderar a sessão terminou em 7º, enquanto Pecco Bagnaia com problemas de adaptação ao novo asfalto não foi além do penúltimo lugar.
A primeira sessão de MotoGP na manhã de sexta-feira é uma verdadeira sessão de treinos livres em que os pilotos e equipas podem trabalhar na afinação das motos durante 45 minutos. As coisas a sério começam a partir das 14 horas, quando será disputada a qualificação para entrada direta na Qualificação 2. Apenas os 10 primeiros o podem fazer.
Após quatro voltas, Alex Márquez estabeleceu o primeiro melhor tempo notável com 1:49.927 minutos. Além do piloto da Gresini Ducati, apenas Jack Miller (Red Bull KTM) ficou abaixo de 1: 50 minutos nesse momento. Aos 11 minutos, Miguel Oliveira (Trackhouse Aprilia) catapultou-se para a liderança com o tempo de 1:49.330 minutos, enquanto Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) e Marc Márquez (Gresini Ducati) tiveram de fazer um desvio no asfalto após a travagem.
Aos 15 minutos, Marc Márquez foi o primeiro a ficar abaixo de 1:49 minutos e foi 0,7 segundos mais rápido que o segundo que era Miguel Oliveira com 1:48.383 minutos.
Marc Márquez melhorou o seu tempo para 1:48.289 minutos e foi quase meio segundo mais rápido que Martin, que estava em segundo lugar. No entanto, o oito vezes campeão perdeu 2,2 segundos para o recorde da volta, o que significa que o benefício deste treino é administrável. Além destes dois, apenas os pilotos da KTM Pedro Acosta e Brad Binder e Fabio Di Giannantonio conseguiram o tempo de 1:48. Miguel Oliveira terminou a sessão no sétimo lugar, mas com excelentes indicações.
A pista recentemente asfaltada no MotorLand Aragon oferece atualmente pouca aderência, todos os pilotos reclamaram da falta de confiança no pneu dianteiro e por essa razão as diferenças no TL1 foram invulgarmente grandes.