MotoGP, Aragão, Q2: Marc Márquez conquista a pole no Motorland
Marc Marquez prosseguiu com o seu perfeito fim de semana de MotoGP em Aragão com uma dominante pole position na qualificação. Miguel Oliveira foi oitavo na sessão e parte para a corrida sprint da terceira linha da grelha.
O piloto da Gresini Ducati terminou com uma enorme vantagem de 0,8s sobre os companheiros d,a primeira linha de partida, Pedro Acosta e Francesco Bagnaia. O pentacampeão de Aragão esteve um passo à frente durante toda a sessão, com 0,6s de vantagem sobre Acosta e 1,0s sobre Bagnaia.
Desta vez, Marquez foi o alvo dos reboques, mas os outros – liderados pelo irmão mais novo e companheiro de equipa na Gresini, Alex Marquez – simplesmente não conseguiram acompanhar o ritmo e ele aumentou a sua vantagem na pole para 1,342s!
As esperanças de pole do candidato ao título Jorge Martin sofreram um golpe inicial quando o piloto da Pramac perdeu a frente e caiu nos primeiros minutos. ‘Martinator’ correu para a sua moto de reserva, regressou e foi direto para a primeira linha. Martin e Bagnaia melhoraram para, pelo menos, reduzir a vantagem de Marquez na pole para menos de um segundo, antes do estreante da KTM, Acosta, passar para a frente da dupla na última volta.
Brad Binder e Acosta alcançaram a Q2 ao conquistarem os dois primeiros últimos lugares numa Q1 disputada, à custa de Marco Bezzecchi, Enea Bastianini e Jack Miller. Com o sol a brilhar de novo, apenas uma pequena mancha de humidade ficou da chuva da noite para as duas sessões de qualificação de 15 minutos.
A corrida de Sprint começa às 13:00 horas locais desta tarde, onde Marc Marquez tem uma hipótese de ouro de conquistar a sua primeira “vitória de MotoGP” desde 2021.
Resultado do Q2 de MotoGP, Aragão
1. Marc Márquez (ESP), Ducati, 1: 47.766 minutos (pole-position)
2. Pedro Acosta (ESP), KTM, +0,840 seg.
3. Francesco Bagnaia (ITA), Ducati, +0,842
4. Jorge Martín (ESP), Ducati, +0,876
5. Alex Márquez (ESP), Ducati, +1.041
6. Franco Morbidelli (ITA), Ducati, +1.348
7. Brad Binder (AFS), KTM, +1.726
8. Miguel Oliveira (POR), Aprilia, +1.784
9. Raúl Fernández (ESP), Aprilia, +2.157
10. Johann Zarco (FRA), Honda, +2.314
11. Maverick Vinales (ESP), Aprilia, +2.941
12. Aleix Espargaró (ESP), Aprilia, +3.760