Ola Electric: Nova gama com baterias removíveis pode ser carregado dentro da sua casa

Por a 23 Dezembro 2024 10:08

Embora os ambientes urbanos sejam os locais onde as motos eléctricas com autonomia limitada fazem mais sentido, para muitas pessoas, são completamente inviáveis porque não têm onde as carregar.

A nova gama de scooters eléctricas da Ola Electric, com baterias intercambiáveis, pode ser recarregada dentro do seu apartamento. A nova gama é composta pela Gig e pela Gig+.

O modelo básico Gig é acionado por um motor elétrico de 250 watts, o que o torna isento de requisitos de registo em certas partes do mundo. Infelizmente, isto significa que só tem uma velocidade máxima de cerca de 24 km/h, o que significa que, na realidade, esta é apenas uma alternativa para quem utiliza trotinetes eléctricas. Mas há uma diferença fundamental: a autonomia.

A bateria única e substituível de 1,5 kWh da Gig+ proporciona-lhe uma autonomia de 111 km, enquanto nenhuma das trotinetes eléctricas normais conseguirá algo próximo disso.

A Gig+ é para aqueles que querem viajar mais longe e mais depressa. O seu motor de 1,5 kW dá-lhe uma velocidade máxima de 45 km/h, e possui uma configuração de bateria dupla. A Ola afirma que a Gig+ tem um alcance de 80.4 km quando utiliza uma única bateria ou um alcance de 156 km com a configuração de bateria dupla.

Esta não é a primeira vez que vemos motos eléctricas com baterias substituíveis, mas foi um conceito empolgante quando foi introduzido pela primeira vez e, agora que o vemos a ganhar terreno, é difícil ver a mobilidade urbana de duas rodas eléctricas a preços acessíveis de outra forma. Mas ainda há um problema, pelo menos com estes modelos.

Para que estas scooters façam sucesso nas grandes cidades da Europa e dos EUA, terão de ter velocidades máximas consideravelmente mais elevadas.

author avatar
Miguel Fragoso

Os comentários estão fechados.

últimas Motosport
Motomais