MotoGP, Giacomo Agostini: “O Marc é um tipo que dá espetáculo e toda a gente o adora.”
O 15 vezes Campeão do Mundo Giacomo Agostini deu a sua opinião sobre a rivalidade entre Marc Marquez e Valentino Rossi.
Agostini é o único piloto na história dos Grandes Prémios de motociclismo com mais vitórias do que Rossi, mas o italiano foi derrotado por Marquez na classificação dos pilotos de MotoGP em todas as épocas, exceto duas (2015, 2020), depois do espanhol se ter estreado na categoria rainha em 2013, quando conquistou seis títulos nas suas primeiras sete épocas na categoria rainha.
“O Marc (Marquez) é o meu ponto fraco”, disse Agostini à publicação espanhola Relevo, ”porque acho que ele entusiasma o público, as pessoas que vão ver as corridas. É um tipo que dá espetáculo e toda a gente o adora.”
Rossi, por outro lado, é “um grande, um piloto com astúcia. Alguém que ganha nove títulos mundiais tem de ser bom por instinto.”
A rivalidade entre os dois raramente deu origem a batalhas em pista, especialmente fora de 2015, algo que Agostini atribui ao timing e à própria mentalidade de Marquez.
“Eles não tinham a mesma idade quando começaram e isso pode ter condicionado os resultados finais. Embora reconheça que Rossi também gerou entusiasmo […] A verdade é que, pensando bem, para mim Marquez é mais imprudente, ousado, arrojado. Ele é um lutador e as pessoas podem gostar mais disso. Marc nunca desiste, ele é puro espetáculo.”