Baja do Oeste 2024: Team Bianchi Prata – Marco de Canaveses com 21 lugares no pódio
Teve lugar no passado fim de semana, em Torres Vedras, a ultima prova do nacional de Todo o Terreno 2024, com percurso bastante diversificado marcado por lama, nevoeiro e algum sol , onde os pilotos percorreram mais de 280kms em três dias de competição, divididos em 3 troços cronometrados. No primeiro dia um prologo de 5,6kms, já no segundo uma especial de 170kms e no terceiro uma de 110km
Os pilotos oficiais do Team da Honda estiveram com um bom ritmo tentando lutar por lugares de pódio nas classes durante as mais 5 horas de prova.
Na classe TT2 Tomás Dias foi o piloto da Honda em mais evidência, sendo segundo da geral, segundo da classe e primeiro nos juniores, mostrando que a CRF450RX é muito rápida mesmo nas zonas mais técnicas e sinuosas, o piloto de Reguengos de Monsaraz sagrou-se nesta prova vice campeão nacional de Juniores.
No final o contente comentou:” Encerramos a temporada da melhor maneira com um P2 a geral Fiz uma corrida limpa sem muitos riscos! Resta me agradecer mais uma vez a esta equipa maravilhosa! Obrigado”
Tomás Dias – Honda CRF450RX
Na classe TT1, Gustavo Gaudêncio não foi feliz e depois de um primeiro lugar da TT1 no prologo, uma pedra de outro concorrente furou o radiador da CRF250RX e foi forçado a desistir.
Gustavo comentou no final da prova: ” estávamos num bom ritmo e a gostar muito de voltar ás 250cc, mas infelizmente uma pedra saltou de outro concorrente e furou o radiador da moto, não foi a minha melhor época com muitos azares, mas vamos voltar em 2025 mais fortes, obrigado a toda a equipa pelo trabalho do ano inteiro.
Gustavo Gaudêncio – Honda CRF250RX
Na classe dos veteranos a contar para a Taça do Mundo, Pedro Bianchi Prata aos comandos da CRF450RX esteve na luta pelos lugares da frente até á ultima especial, Bianchi Prata foi 1º entre os veteranos e segundo da geral da Taça do Mundo FIM.
O piloto da Moeve, Bianchi Prata, revalidou o titulo de campeão Mundial de Veteranos a duas provas do final do campeonato.
Também nos Veteranos Rui Panda, esteve em varias frentes conseguindo pódio no Mundial e no Europeu e no Europeu de Bajas, sagrando-se vice campeão da Europa.
Após os mais de 280kms de prova comentaram:
Pedro Bianchi Prata : “ Melhor era quase impossível !!! Venci no mundial e conquistei o titulo novamente, já vão 5 seguidos. A Baja do Oeste teve especiais espetaculares, 280kms com um traçado perfeito, gostei muito, a @escuderiacb está de parabéns.
Obrigado a toda a equipa, patrocinadores, amigos, família e á Maria e ao Vicente por continuarem a apoiar e a acreditar no nosso projeto.”
Pedro Bianchi Prata – Honda CRF450RX
Rui Panda:” Baja do oeste 2024 , aplicou-se aqui o ditado popular “ até ao lavar dos cestos é sempre vindima “ era a última prova do Nacional tt 2024 e a Última do Europeu do Bajas e Tb mais uma Ronda do Mundial de bajas !! fomos para a corrida com uma intenção , conseguir o melhor Resultado No europeu e Mundial , e assim gerimos a corrida !! Somos Vice campeões da Europa de baja , estou mt feliz , a faltar um mês para fazer 60 anos , considero este resultado um “ prémio 🥈 “ carreira !! Agradeço do fundo do coração ♥ a equipa e todo o staff , um cadinho deste título e vosso , sim pq a HONDA CRF 490 Rx é máquina e esteve sempre impecável ao longo do ano e o outro bocadinho da medalha 🥈 vai para os patrocinadores e amigos , obrigado RIBAFIO , FEDERAÇÃO MOCAMBICANA MOTOCICLISMO , LOVE BROTHERES , GOIS MC , sem vocês nada disto era possível !!! Obrigado 🙏 obrigado 🙏 SOMOS VICE- CAMPEÕES DA EUROPA !!! “
Rui Panda – Honda CRF500RX
Também nos veteranos, João Miranda, o piloto da ACL terminou com um bom excelente desempenho sendo terceiro da classe e Vice Campeão de veteranos.
“Mais um campeonato concluído, o terceiro lugar na Baja do Oeste resultou no segundo lugar do campeonato geral de veteranos . Quero agradecer a todos os membros do Team , colegas e Pedro Bianchi pelos bons momentos que me proporcionaram nesta temporada.”
João Miranda – Honda CRF450RX
Também no Mundial o piloto da equipa Rafic Eid, o piloto do Líbano foi segundo classificado e no final comentou:
“Pela primeira vez participei na Baja do Oeste, e gostei muito. Prova dura, bastante técnica. Obrigado a todo o Staff do Team Bianchi Prata“
Rafic Eid – Honda CRF450RX
Aos comandos da CRF250RX o representante foi também João Duarte.
João Duarte foi terceiro entre os juniores, segundo na TT1 e quinto na geral, tendo no segundo dia ficado a pouco mais de 20 segundos da vitoria na SS2.
“Mais um Campeonato terminado com sucesso, desta vez com o final na Baja do Oeste. Não comecei a corrida da melhor maneira, no primeiro dia tive alguns erros que fizeram perder muito tempo. Já no segundo dia ataquei bastante desde o arranque e fiz um espetacular 2° na geral, fico contente com a minha prestação mas acima de tudo tenho a agradecer bastante pelo esforço e dedicação que toda a equipa teve comigo. Até breve”
João Duarte – Honda CRF250RX
Na mini Baja, prova reservada aos mais novos, a equipa foi representada por Martim Mateus que foi terceiro da geral.
“Foi a minha segunda vez na Baja do Oeste, gostei muito do piso e do percurso, achei algumas curvas mal marcadas que me causaram muitas saídas de pista mas gostei da prova o final era mais duro e mais parecido ao enduro com muitas pedras e zonas perigosas, mas diverti me muito e acho também que consigo fazer melhor. Agradeço também ao team bianchi prata pelo apoio. Também quero agradecer aos meus pais pelo apoio.”
Martim Mateus – 125CC
O Team Bianchi Prata também deu também assistência a mais 5 pilotos, todos estiveram em prova e com um excelente desempenho desportivo.
“Enceramos a temporada de Todo-o-Terreno 2024 da melhor maneira com a Baja Oeste do Portugal e um resultado fantástico: 3° classificado a Geral, 3° da classe TT2 e 1° dos Veteranos. Depois de uns bom prólogo e primeiro dia, hoje dei tudo para manter esta 3° posição, atacando ao meu máximo neste terreno que eu gosto muito. Só tenho que agradecer todos os membros da equipa Bianchi Prata, e todos os meus colegas pilotos, para mais uma temporada de muita diversão e grandes resultados! Vocês são top, venha 2025!”
Christophe Lajouanie – 450cc – 3º da geral – 1º Veterano – Campeão Nacional
“Baja do Oeste terminada com sucesso. Depois de 2 tentativas em anos anteriores sem conseguir chegar ao final, desta vez fui nas calmas, sem cometer erros ou arriscar para não cair e deu o seu resultado que era concluir com sucesso esta Baja. O percurso foi top. Mais uma vez, agradeço a assistência do Team Bianchi Prata como sempre top 5⭐, obrigada a toda a equipa.”
João Pires – 250cc – 3º da TT1
Nuno Mateus – 350CC – Forçado a desistir devido a queda
“Me siento muy contenta de haber participado en Baja Oeste y cumplir mi objetivo de terminarla sin penalidades. El primer día fue muy duro y tuve muchas caídas, pero el deseo de terminar era más fuerte y con el aliento de los espectadores lo logré. El segundo día pude disfrutar de unas rutas espectaculares. Agradezco de todo corazón al team Bianchi Prata por su profesionalismo y apoyo en esta carrera. “
Mariuxi Taranto – 450cc – 1ª Senhoras – 5ª do Europeu
“Parabéns a todos os pilotos e também a equipa, quero agradecer as pessoas que não conheciam a boa forma como me receberam, boa semana para todos”
Bruno Pereira – 450CC Quad – terceiro da geral nos Quads e primeiro nos Veteranos
Com a próxima prova agendada já no final deste mês, no Dubai, o Team Bianchi Prata Honda Marco de Canaveses, vai continuar o trabalho para lutar pelas vitorias e a preparar 2025
” Fim de semana longo e de muito trabalho, todo o staff esteve ao mais alto nível, e todas as motos se portaram muito bem, com alguns pequeno azares, mas as corridas são mesmo assim é bom ver que mais de 30% das motos na prova eram Honda´s, o que me deixa bastante contente, estamos a entrar na reta final do ano e já estamos a pensar em 2025, pois estamos aqui para ganhar e temos de melhorar ainda mais todos em conjunto. O melhor desta prova foi ganhar em Portugal e ter a minha família no final é algo verdadeiramente especial, Obrigado Maria por aguentares tudo nas minhas ausências, 6 provas 34 dias fora de casa não é nada facil. “ comentou o Team Manager e piloto Pedro Bianchi Prata
Texto: Team Bianchi Prata
Fotos: Fornecidas pelos pilotos da equipa – Team Bianchi prata / @adrianalinno