MotoGP: 10ª vitória da temporada de Bagnaia
Para as estatísticas, e para a história do próprio motociclismo, o que conta são os títulos, vitórias e pódios de cada um dos ‘heróis do asfalto’. Pecco é um deles.
Este domingo o bicampeão da Ducati tornou-se no sexto piloto na história da categoria rainha a vencer dez corridas numa única época, cortesia daquele que foi o seu 50º pódio de carreira no MotoGP. Comparativamente, em 2023, no ano do seu segundo mundial Pecco somou 7 vitórias a um domingo, pelo que a evolução é claríssima.
Hoje no Grande Prémio da Malásia no Circuito Internacional de Sepang, a corrida foi disputada numa distância de 19 voltas após uma colisão tripla na curva 2 na primeira volta, o que levou a uma situação de bandeira vermelha. No reinício, Bagnaia entrou numa espetacular batalha com Martín pela liderança que durou até à quarta volta, quando o primeiro conseguiu afastar-se do rival. Pecco geriu então a sua margem até à bandeira axadrezada… com enorme mestria!
Bagnaia também estabeleceu o novo recorde para o número total de vitórias desde a introdução da corrida de sprint – dezoito.
Acaso aconteça um terceiro título mundial em 2024, algo muito difícil devido aos 24 pontos que o separam de Martin no campeonato, Pecco entaria na história entre as lendas do motociclismo. Tudo depende do que vai acontecer na ronda final do campeonato em Barcelona, de 15 a 17 de novembro
Ricardo Ferreira