Moto2, Malásia TL1: Gonzalez de regresso ao topo
Manuel Gonzalez (Gresini Moto2) foi o mais rápido na primeira sessão de qualificação para a classe Moto2 no Circuito Internacional de Sepang. O campeão mundial Ai Ogura ficou em quinto lugar. A sessão foi marcada por muitas quedas.
Nos treinos livres da manhã de sexta-feira no Circuito Internacional de Sepang, com 5,543 km de extensão, o britânico Jake Dixon (Kalex) foi o mais rápido com o tempo de 2:06,255 minutos. Atrás dele, o campeão mundial Ai Ogura (Boscoscuro) alcançou o segundo tempo mais rápido, 0,206 segundos atrás.
A primeira sessão de qualificação na tarde de sexta-feira com duração de 40 minutos começou com temperatura do ar de 33 graus e tempo seco. Após cinco minutos, Jake Dixon liderou a tabela de tempos com o tempo de 2m06s040 minutos. O piloto da KTM Ajo, Deniz Öncü, ficou atrás dele com o tempo de 2m06s134s.
O campeão mundial Ai Ogura (Boscoscuro) começou a sessão lentamente – após 10 minutos ele era o 20º. O vencedor da Tailândia, Aron Canet (Kalex), foi o quinto nesse momento. Após 22 minutos, Jake Dixon teve uma violenta queda na curva 15. O britânico estava consciente, mas teve que ser levado em maca. Dennis Foggia também caiu na curva 15.
A ordem a meio da primeira sessão de qualificação: Jake Dixon (2:06.040), Deniz Öncü, Jorge Navarro, Diogo Moreira e Aron Canet. Dois minutos depois foi acenada a próxima bandeira amarela: Alex Escrig caiu na curva 1, conseguiu voltar à moto e continuar a sessão.
A 13 minutos do fim, Ogura conquistou o P4 com o tempo de 2m06s268. Todos os pilotos estavam distantes do recorde de volta da Moto2 em Sepang, que Brad Binder estabeleceu com 2:04.769 minutos em 2019. Os 5 primeiros dez minutos antes do final: Dixon, Öncü, Navarro, Ogura e Moreira. Um minuto depois, Sergio Garcia também caiu sobre a roda dianteira na curva 15 – o espanhol saiu ileso.
A sete minutos do final, Manuel Gonzalez (Kalex) assumiu a liderança com o tempo de 2m05,898 minutos. Imediatamente a seguir, o espanhol avançou e aumentou o seu melhor tempo para 2m05,576 minutos. Neste ponto, Ogura estava na terceira posição, a 0,520 segundos. Dois minutos antes do final, Ayumu Sasaki teve uma violenta subida na curva 2. O japonês permaneceu atordoado – as bandeiras vermelhas foram mostradas e os pilotos voltaram para as suas boxes.
Pouco depois a pista foi reaberta para os dois minutos restantes. Ninguém chegou perto do melhor tempo de Gonzalez (2m05s576). Filip Salac ficou em segundo lugar, 0,333 segundos atrás. Deniz Öncü, Jake Dixon e Ai Ogura completaram os cinco primeiros. O vencedor de Buriram, Aron Canet, ficou em décimo primeiro.