MotoGP, Indonésia: Jorge Martin vence corrida ‘quente’ em Mandalika
Quem erra aprende. Após a queda na corrida sprint de sábado, no domingo o piloto da Pramac Ducati saiu vencedor sem dar grandes hipóteses aos seus adversários. Pedro Acosta e Francesco Bagnaia completaram o pódio no Grande Prémio da Indonésia.
Jorge Martin reparou a sua falha no sprint com uma vitória de ponta a ponta no MotoGP da Indonésia de 2024 em Mandalika. Mas o piloto da Pramac Ducati enfrentou uma pressão surpreendente do estreante Pedro Acosta na fase intermédia e podia muito bem ter sido apanhado por Enea Bastianini.
O italiano produziu mais uma espetacular carga para ficar à distância para tentar o ataque a Acosta quando caiu na Curva 1, a 7 voltas do fim. Antes disso Bastianini, Marco Bezzecchi e o atual campeão Francesco Bagnaia ficaram encurralados atrás do companheiro de equipa de Martin, Franco Morbidelli, durante grande parte da corrida. Bagnaia finalmente conseguiu passar Morbidelli para o que era agora o terceiro lugar a cinco voltas do fim, o que significa que Martin – que esmagou o seu ecrã com alegria – recuperou a sua liderança no título para 21 pontos.
Bastianini foi o nono piloto de uma longa lista de desistências que também incluiu Marc Marquez, cuja Ducati GP23 da Gresini sofreu um problema técnico.
Filme da corrida
Martin arrancou da linha de partida e, desta vez, passou com segurança pela Curva 16 na primeira volta. Atrás dele, Acosta passou Bastianini para o segundo lugar e, apesar de não ter conseguido igualar Martin durante as primeiras dez voltas, fez um ressurgimento a meio da corrida, afastando-se da luta pelo terceiro lugar. A partir da segunda linha, o vencedor da Sprint, Bagnaia, teve de sofrer com os pneus no início e ficou logo em sexto. Maverick Vinales ficou com um solitário sexto lugar para a Aprilia, à frente de Fabio Quartararo, da Yamaha, com Johann Zarco a conseguir o seu objetivo de ficar entre os dez primeiros da Honda.
Bezzecchi e o companheiro de equipa da VR46, di Giannantonio, rodaram com uma pintura especial vermelha e branca inspirada na bandeira da Indonésia.
Miguel Oliveira esteve ausente do Grande Prémio depois de ter fracturado o pulso direito numa queda na manhã de sexta-feira, causada por uma avaria no controlo de tração.
Com a sua vitória este domingo, a vantagem do líder do campeonato voltou a aumentar, agora com Martin a deter uma vantagem de 21 pontos sobre o atual campeão Pecco Bagnaia, quando estamos a 5 rondas do final do Campeonato do Mundo de MotoGP.
O MotoGP prossegue com o GP do Japão, em Motegi, a partir da próxima sexta-feira.