Moto3, Indonésia: Alonso soma e segue… 9º triunfo do ano!

Por a 29 Setembro 2024 07:14

Após a queda de Collin Veijer, a estrela da CFMOTO Team Aspar, David Alonso, partiu para um triunfo sólido que lhe pode valer o título mundial já no Grande Prémio do Japão.

Ivan Ortola garantiu a pole à frente de Collin Veijer e Taiyo Furusato. O determinado líder do campeonato David Alonso foi o quinto no meio da segunda linha. Ortola estava penalizado com três ‘long lap’ e Daniel Holgado (GASGAS) com uma, pelo que se previa uma corrida trabalhosa para ambos os pilotos.

O holandês Collin Veijer da equipa alemã Intact GP Husqvarna fez volta após volta na liderança e exalava grande confiança. A meio da 15ª corrida da temporada, dez pilotos estabeleceram-se no topo – com um sereno Veijer como a locomotiva da Moto3. O drama decisivo ocorreu na volta 11: Veijer voou da sua Husqvarna na rápida curva 8 enquanto tentava escapar do grupo líder e acabou a sua corrida na gravilha.

O piloto da Leopard Honda, Adrian Fernandez, assumiu então a liderança, enquanto Dani Holgado já havia passado para a terceira posição. Tatsuki Suzuki, agora também lutava pela liderança. O favorito do mundial David Alonso manteve-se numa sexta posição segura.

A frente de nove pilotos também incluiu Munoz, Furusato, Lunetta, Piqueras e o australiano Joel Kelso, a cinco voltas da bandeira quadriculada. As posições foram misturadas. Com três voltas no display, os nove primeiros estavam todos no mesmo segundo, mas apenas 8 pilotos fizeram a penúltima volta, porque o piloto da Honda, Taiyo Furusato, também caiu.

Fernandez liderou o pelotão na última volta, à frente de Munoz, Alonso e Lunetta. Com uma nova obra-prima, David Alonso agarrou primeiro Munoz e um pouco depois Fernandez. Na última meia volta, o piloto da Aspar não desistiu. Alonso venceu na Indonésia à frente de Adrian Fernandez e David Munoz. Angel Piqueras e Luca Lunetta também terminaram entre os cinco primeiros.

Ivan Ortola teve muito azar, cumpriu os três castigos de long lap (por ter rodado muito lento na qualificação, colocando em perigo outros pilotos) e ainda conseguiu terminar num forte nono lugar. O piloto da Husqvarna, Tatsuki Suzuki, cruzou a linha de chegada em sétimo lugar, apenas 1,3 segundos atrás de Alonso.

Depois da nona vitória e agora com 97 pontos de vantagem, o Campeonato do Mundo de Moto3 de 2024 dificilmente poderá ser tirado ao colombiano David Alonso.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x