EWC: Yamaha garante pódio duplo no Bol d’Or e conquista o título de construtores
A KM99 Yamaha EWC Supported Team conquistou o seu primeiro pódio no Campeonato do Mundo de Enduro FIM, depois de cruzar a linha na segunda posição após 24 horas de corrida no Bol d’Or. A equipa belga foi acompanhada no pódio pela terceira classificada, a Yamalube YART Yamaha EWC Official Team, que não conseguiu defender o seu título mundial depois de ter sido vítima de azar na primeira hora da corrida. Os dois lugares no pódio garantiram, no entanto, à Yamaha o título de construtores do EWC.
A 87ª edição do histórico Bol d’Or foi o cenário de um dramático final de temporada do Campeonato do Mundo de Resistência FIM (EWC), com a equipa YART a chegar a França na liderança do campeonato com seis pontos de vantagem. Infelizmente, não era para ser para a equipa austríaca, que, depois de partir do segundo lugar, sofreu um problema no pneu traseiro durante a primeira sessão de Niccolò Canepa, que resultou em danos extensos na R1 #1, forçando-os a fazer uma paragem prolongada nas boxes que os deixou na 41ª posição após a primeira troca de pilotos.
O trio da YART, Canepa, Karel Hanika e Marvin Fritz, deu uma luta impressionante e voltou a entrar na luta pelo pódio, mas acabou por sofrer mais um azar quando Hanika teve de parar em pista após 14 horas de corrida devido aos danos que o R1 #1 tinha sofrido no incidente anterior com os pneus.
Os mecânicos da YART trabalharam de forma notável para reparar a mota e colocá-la de novo em pista em 25 minutos, mas a oportunidade de lutar pela vitória e defender o título tinha desaparecido. Sem se deixarem abater, voltaram a lutar no pelotão e, com todos os pilotos a esforçarem-se ao máximo, conseguiram garantir um excelente terceiro lugar depois de completarem 721 voltas.
Isto significa que terminaram como vice-campeões do Campeonato do Mundo de Endurance FIM por Equipas, depois de uma época espetacular em que registaram um recorde de 100% de pódios e garantiram três das quatro pole positions, acabando por perder o título por apenas 14 pontos.
A corrida foi a última da ilustre carreira de Canepa, depois de ter anunciado a sua retirada no período que antecedeu a última ronda da época. Apesar de ter perdido o terceiro título, continua a ser o piloto italiano de enduro mais bem sucedido de todos os tempos e ficará na história como um dos melhores de sempre a competir no EWC.
Imagem:Yamaha Racing