MotoGP, Misano: Marc Márquez volta a vencer
Depois de esperar mais de 1.000 dias pela sua primeira vitória com a Ducati, Marc Marquez conquistou a sua segunda vitória numa semana com uma vitória surpresa no MotoGP de San Marino.
Dizendo que tinha “destruído” o seu fim de semana depois de uma queda na qualificação o ter deixado em nono lugar na grelha, o piloto da Gresini Ducati aproveitou uma breve chuva para assumir a liderança da corrida. Marquez manteve-se então à frente do atual campeão Francesco Bagnaia e da Ducati de fábrica de Enea Bastianini até à bandeira axadrezada.
Entretanto, grande parte da vantagem de Jorge Martin no título foi anulada quando uma decisão de paragem nas boxes saiu pela culatra, deixando o vencedor do Sprint com uma volta a menos.
Bagnaia tinha evitado a falha de embraiagem de ontem para manter a liderança na Curva 1, com Martin a ficar em terceiro atrás do companheiro de equipa Franco Morbidelli. Martin passou rapidamente Morbidelli, mas uma tentativa de passar por baixo de Bagnaia na volta 2 quase acabou em desastre.
Recuando mesmo a tempo, Martin manteve-se pacientemente atrás de Bagnaia até as gotas de chuva se intensificarem subitamente após 7 das 27 voltas. Morbidelli foi a primeira vítima, caindo quando era terceiro, enquanto Martin tomou a decisão de ir para as boxes no final da volta – apesar de Bagnaia e o resto dos pilotos da frente permanecerem em pista. Bagnaia afastou-se, criando um longo comboio de pilotos, com Marc Marquez a cortar o pelotão para liderar.
Crucialmente, a chuva desapareceu, deixando Martin 12 segundos abaixo, em 15º lugar, com pneus de chuva. O espanhol apercebeu-se de que era uma causa perdida e, tal como outros que tinham apostado no aumento da chuva, voltou à box para montar slicks na volta 10. Martin voltou a entrar uma volta mais tarde, logo atrás da luta pela vitória entre Marquez e Bagnaia e terminou em 15º.
Bagnaia contentou-se em seguir o piloto da Gresini ao longo das etapas intermédias, mas parecia em perigo de ser perseguido por Bastianini. A correr com dores devido à colisão de domingo passado em Aragão com Alex Marquez, Bagnaia foi perdendo terreno para Marc Marquez nas últimas voltas, com Bastianini a contentar-se com um seguro terceiro lugar.
Brad Binder, Marco Bezzecchi e Alex Marquez completaram os seis primeiros.
Jack Miller aproveitou as condições escorregadias para subir até terceiro durante a chuva, antes de ser relegado para oitavo, logo atrás da Yamaha de Fabio Quartararo. O estreante da KTM, Pedro Acosta, atacou cedo, mas perdeu uma asa em contacto com Morbidelli e depois caiu de 4º, voltando a juntar-se ao fundo do pelotão. Acosta, Vinales, Espargaro e Raul Fernandez foram os únicos outros pilotos que se juntaram a Martin e fizeram uma paragem para trocar de pneus.Não houve nenhuma Repsol Hondas na grelha de partida desta tarde, depois de Luca Marini se ter juntado ao companheiro de equipa Joan Mir, que está afastado por doença.
Misano vai receber duas rondas consecutivas de MotoGP esta época, a começar pelo Grande Prémio de San Marino deste fim de semana.
Um teste oficial de MotoGP tem lugar na segunda-feira antes do regresso ao circuito italiano para a ronda da Emilia Romagna, em vez da Índia/Cazaquistão, de 20 a 22 de setembro.
Imagens: Gold Goose / Red Bull Content Pool