MXGP, Holanda: Coldenhoff vence qualificação, Cairoli 7º com a Ducati
O piloto de fábrica Fantic, Glenn Coldenhoff, venceu a corrida de qualificação de MXGP para o Grande Prémio da Holanda em Arnhem, na Holanda. Antonio Cairoli terminou em sétimo na sua estreia no Campeonato do Mundo com a Ducati.
O nº1 mundial Jorge Prado (GasGas) venceu a partida, mas foi demasiado longe na primeira curva, permitindo que o experiente Glenn Coldenhoff assumisse a liderança à frente de Prado e de Antonio Cairoli (Ducati). Romain Febvre (Kawasaki) levou a melhor sobre Cairoli nos primeiros momentos para ficar com o terceiro lugar, após o que o trio Coldenhoff, Prado e Febvre conseguiu afastar-se do pelotão. Prado atacou várias vezes o líder Coldenhoff, mas não conseguiu ultrapassar o holandês.
Febvre conseguiu ganhar ritmo, enquanto Prado ficou preso atrás de um retardatário, acabando o francês por ultrapassar o espanhol a 3 voltas do fim e por assumir o segundo lugar. Febvre tentou apanhar o líder Coldenhoff antes do final, mas “The Hoff” não cometeu erros e venceu a corrida para gáudio dos fãs holandeses com uma vantagem de 0,9 segundos sobre Febvre e Prado.
Tanto Jeffrey Herlings (KTM) como Tim Gajser (Honda) não tiveram um bom arranque e tiveram de lutar para avançar a partir do 8º lugar (Herlings) e do 9º lugar (Gajser). Herlings terminou a corrida em 4º lugar e Gajser em 6º.
Tony Cairoli terminou a corrida de qualificação em 7º lugar, marcando os primeiros 4 pontos no Campeonato do Mundo para a Ducati Desmo 450.
TOP 10 – Corrida de Qualificação MXGP
1. Glenn Coldenhoff (HOL), Fantic
2. Romain Febvre (FRA), Kawasaki
3. Jorge Prado (ESP), GASGAS
4. Jeffrey Herlings (HOL), KTM
5. Tim Gajser (ESL), Honda
6. Calvin Vlaanderen (HOL), Yamaha
7. Antonio Cairoli (ITA), Ducati
8. Mattia Guadagnini (ITA), Husqvarna
9. Brent van Doninck (BEL), Honda
10. Jeremy Seewer (SUI), Kawasaki