MotoGP, Catalunha, Corrida: Bagnaia vence e recupera terreno a Martín
Francesco Bagnaia (Ducati) foi o vencedor da corrida do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. O italiano cruzou a linha de meta na primeira posição, batendo Jorge Martín (Pramac) por 1.740 segundos, com Marc Márquez (Gresini) em terceiro, a 10.491 segundos.
Era Aleix Espargaró que saía da pole position, mas voltou a arrancar mal, com Pecco Bagnaia a chegar à liderança, com Pedro Acosta em segundo e Brad Binder em terceiro. Já Miguel Oliveira ganhou uma posição na primeira volta, subindo a 14.º, atrás de Fabio Quartararo. Jorge Martín não perdeu tempo a subir ao terceiro lugar, sendo que Aleix Espargaró ocupava a quinta posição, com Raúl Fernández em sexto. Já Marc Márquez era décimo classificado, com Miguel Oliveira a ultrapassar Quartararo e a subir a 13.º, atrás de Fabio Di Giannantonio. A primeira queda pertenceu a Jack Miller, ainda numa fase bastante inicial.
Martín subiu ao segundo lugar, ultrapassando Acosta, com Raúl Fernández a surpreender Espargaró mais atrás e a entrar no top-5. Pouco depois, Martín passou mesmo para a frente, ultrapassando Bagnaia, que perdeu depois o segundo posto para Acosta, com a GASGAS a ver o seu outro piloto, Augusto Fernández, a cair mais atrás. Atrás do top-4, Aleix voltou a passar para a frente de Raúl Fernández, com ambos a apanharem Brad Binder e a subirem ao quarto e ao quinto posto, respetivamente. A 14 voltas do fim, Pedro Acosta foi vítima da curva 10, caindo, embora tenha voltado à corrida, mas na penúltima posição.
Marc Márquez, que ficou algumas voltas preso atrás de Franco Morbidelli, ultrapassou-o e depois passou também por Binder, subindo ao quinto lugar. No nono lugar, Enea Bastianini recebia uma long lap penalty por atalhar na curva 2 (e como não cumpriu essa long lap a tempo, recebeu uma dupla). Martín e Bagnaia iam ganhando vantagem de cinco segundos sobre Aleix Espargaró e Raúl Fernández, com Marc Márquez junto às Aprilia. Bagnaia esperou pelas últimas oito voltas para forçar o ritmo, aproximando-se de Martín, enquanto Marc Márquez ultrapassava Raúl Fernández e subia ao quarto lugar.
A seis voltas do fim, Bagnaia consumou a ultrapassagem a Martín e assumiu a liderança, com Marc Márquez a subir a terceiro a quatro voltas do final, à frente de Aleix Espargaró (que ainda tentou recuperar o pódio, mas sem sucesso) e Fabio Di Giannantonio, que ainda apanhou Raúl Fernández. Álex Márquez foi sétimo, com Brad Binder a terminar em oitavo, Enea Bastianini em nono e Fabio Quartararo em décimo, ultrapassando Miguel Oliveira perto do final. Contudo, Bastianini foi penalizado em 32 segundos no final da corrida, fazendo com que o português subisse ao top-10.
Resultado da corrida de MotoGP:
- Francesco Bagnaia
- Jorge Martín + 1.740
- Marc Márquez + 10.491
- Aleix Espargaró + 10.543
- Fabio Di Giannantonio + 15.441
- Raúl Fernández + 15.916
- Álex Márquez + 16.882
- Brad Binder + 18.578
- Fabio Quartararo + 20.477
- Miguel Oliveira + 20.889
- Marco Bezzecchi + 21.023
- Maverick Viñales + 22.137
- Pedro Acosta + 31.967
- Takaaki Nakagami + 32.987
- Joan Mir + 33.132
- Johann Zarco + 34.554
- Luca Marini + 36.689
- Enea Bastianini + 50.615
- Stefan Bradl + 55.295
- Álex Rins + 1:03.428
NC – Franco Morbidelli
NC – Augusto Fernández
NC – Jack Miller