António Maio (4.º), Rally Raid Portugal, Final: “Sem dúvida um dos grandes momentos da minnha carreira”
Com uma vitória na penúltima etapa, António Maio (Yamaha) conquistou um brilhante quarto lugar da geral no BP Ultimate Rally Raid Portugal.
No derradeiro setor seletivo realizado hoje em torno de Grândola, António Maio demorou 51m10s a realizar o percurso tendo realizado mais 2m33s que o vencedor de um dia que serviu essencialmente para gerir e manter o quarto lugar da corrida.
“Foi uma prova espetacular, em que apanhámos todo o tipo de terreno, mas onde procurei não cometer erros. A etapa de, ontem, em Espanha, foi fabulosa, muito ao meu estilo e foi onde consegui uma vitória histórica. Estou feliz com este quarto lugar da geral e com o pódio no RallyGP.” Declarou o Major da GNR.
António Maio conseguiu fazer uma corrida equilibrada e sem problemas de maior e apenas uma penalização de seis minutos sofrida na quarta etapa o impossibilitou de subir ao pódio da prova. Ainda assim António Maio mostrou-se feliz e satisfeito com o resultado final.
“Hoje a especial era curta e por isso a minha tarefa principal era gerir o andamento para manter o resultado. Foi mais uma etapa sem problemas de maior e, acima de tudo, sem quedas. Conseguimos chegar ao fim que era o grande objetivo para esta prova e o resultado ficou muito acima das nossas expetativas. Saímos desta competição muito satisfeitos particularmente pela vitória alcançada na quinta etapa que é sem dúvida um dos grandes momentos da minha carreira.”
“Agradeço ao Carlos e ao Hugo por esta semana que estiveram comigo. Fizeram um trabalho incrível não tive um único problema na moto. Aproveito ainda para agradecer o esforço do Carlos que nestes últimos 15 dias preparou de forma exemplar a moto para esta prova. O meu agradecimento a ambos pelo empenho. Agradeço também aos meus patrocinadores por todo o apoio que me têm dado. Deixo também um agradecimento especial à minha família e amigos por todo o carinho que têm demonstrado”, concluiu o piloto da Yamaha que nos últimos cinco dias cumpriu mais de 1000 km em competição.
Antóno Maio concluiu a etapa final no quarto lugar na classe Rally GP, conquistando idêntica posição na classificação geral, a 14 minutos e 12 segundos do vencedor. Na vitória de sábado, fez história ao dar uma vitória em etapa à Yamaha, algo que não acontecia desde o triunfo de Adrien Van Beveren (então piloto de fábrica da Yamaha) no Abu Dhabi Desert Challenge, em 2021.
De salientar que uma vez que não está inscrito no W2RC 2024, o piloto alentejano não pontua no mesmo.
António Maio prepara-se agora para continuar a sua participação nas provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A terceira jornada disputa-se já entre os dias 26 e 28 de abril aquando da disputa do Raide da Ferraria.
Fotos A2 Comunicação e João da Franca / ACP Motorsport