EWC: 24 Horas de Le Mans já aquece os motores
47 equipas, oito marcas de motos e pilotos de 23 nações estarão no dia 20 de abril, no início da corrida de 24 horas em Le Mans, prova que dá início ao Campeonato do Mundo de Endurance de 2024.
Os preparativos para o Mundial de Endurance 2024 estão a todo vapor. Quase três semanas antes do início da Campeonato do Mundo em Le Mans, o organizador Automobile Club de l’Ouest publicou a lista de participantes em colaboração com a Warner Bros. Discovery Sports, que entra na sua décima temporada como promotora da série.
A lista de candidatos à vitória é, como sempre, longa. A equipa oficial Yamalube YART Yamaha EWC está a entrar no ano da defesa do título e para o quarteto de pilotos Marvin Fritz, Karel Hanika, Niccolò Canepa e Robin Mulhauser, a prioridade é terminar o clássico de resistência como vencedores pela segunda vez depois de 2009.
A BMW Motorrad World Endurance (Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik, Sylvain Guintoli) e a FCC TSR Honda France (Mike Di Meglio, Josh Hook, Alan Techer), terceiro e quarto respectivamente na temporada do ano passado, querem tornar as coisas o mais difíceis possível para a equipa da Áustria. Isto aplica-se não apenas à corrida de Le Mans, mas a todo o campeonato do mundo.
Sem esquecer a equipa Yoshimura SERT Motul com Gregg Black, Etienne Masson e o estreante Dan Linfoot, que não só tem sede em Le Mans, como também registou, de longe, o maior número de vitórias na sua pista caseira. Mesmo depois de 17 títulos mundiais, a equipa Suzuki ainda tem sede de sucesso.
Depois de vencer o Bol d’Or 2022, a equipa Honda Viltaïs Racing estará entre as favoritas. Este ano a equipa de pilotos volta a ser composta por Florian Alt, Leandro Mercado e Steven Odendaal, que agora estão bem coordenados entre si. Uma classificação superior não seria, portanto, nenhuma surpresa.
Há ainda o Team Bolliger Switzerland com Nico Thöni, o português Pedro Nuno Romero, Marcel Brenner e Alex Toledo.