Rally Raid Portugal, Antevisão: Nove portugueses ao lado dos melhores do campeonato do mundo
A prova das motos do BP Ultimate Rally-Raid Portugal terá as equipas de fábrica da Honda, Hero e Sherco, cujas estrelas se juntam aos melhores pilotos portugueses para uma competição que promete espetáculo!
Liderada por Ruben Faria, a Monster Energy Honda tem nas suas fileiras vários candidatos à vitória em Portugal e Espanha. Desde logo o duplo vencedor do Dakar, o norte-americano Ricky Brabec, mas também o ex-campeão mundial de Ralis Cross-Country, Pablo Quintanilla, ou o francês Adrien Van Beveren, que subiu ao pódio no último Dakar (3.º lugar). Na formação oficial da Honda, também estarão o norte-americano Skyler Howes e o espanhol Tosha Schareina.
Apesar do poderio da equipa da HRC, é a Hero Motosports que chega a Portugal na liderança do Mundial de Rally-Raid, tanto nos pilotos como nos construtores. Ross Branch, piloto do Botswana, ficou perto de ganhar o Dakar (2.º lugar) e passou para a frente do Mundial no Abu Dhabi Desert Challenge, surgindo naturalmente motivado na prova do ACP.
O luso-alemão Sebastian Bühler é outra aposta da marca indiana na classe-rainha, RallyGP, podendo aproveitar o seu conhecimento do terreno para entrar na luta pelos primeiros lugares.
A equipa oficial da Sherco traz até Portugal o espanhol Lorenzo Santolino e o indiano Harith Noah, mais dois nomes a ter em conta na única ronda europeia do Mundial.
Portugueses em prova
Apesar da qualidade do pelotão, os melhores pilotos portugueses vão tentar surpreender entre a elite mundial dos Rally-Raids.
Além de Sebastian Buhler, António Maio vai tirar partido da sua experiência para se intrometer entre os primeiros, assim como Bruno Santos e o estreante nos Rally Raids, Martim Ventura – são eles que ocupam atualmente os três primeiros lugares no campeonato nacional de Todo-o-Terreno, uma das melhores competições da especialidade na Europa.
Campeão mundial de Bajas na classe Veteranos e com um vasto currículo nos Rally Raids, Pedro Bianchi Prata fará valer a sua experiência enquanto que os irmãos Gonçalo e Salvador Amaral, Pedro Pinheiro e Francisco España fazem a sua estreia nesta modalidade.
- 14 Sebastian Buhler, Hero
- 30 António Maio, Yamaha
- 40 Bruno Santos, Husqvarna
- 50 Gonçalo Amaral, Honda
- 51 Salvador Amaral, Honda
- 59 Pedro Pinheiro, Husqvarna
- 77 Pedro Bianchi Prata, Honda
- 78 Francisco España, Honda
- 84 Martim Ventura, Husqvarna