Moto3, Review Qatar: Alonso bate Holgado por 41 milésimos
Antes da categoria rainha entrar em pista para a corrida nocturna do passado domingo no Qatar, foram os pilotos de Moto3 que deram o pontapé inicial no Circuito Internacional de Lusail para o primeiro Grande Prémio da temporada.
O primeiro golpe do destino atingiu David Muñoz, quando o jovem espanhol teve que largar das boxes devido a um problema técnico na sua moto. De qualquer forma, o pole position Daniel Holgado não deu hipóteses aos adversários quando as luzes se apagaram para fazer o holeshot à frente de Ivan Ortola e José António Rueda.
Rapidamente, viu-se um grupo de sete pilotos a formar-se na frente da corrida, entre eles o colombiano David Alonso, que saiu de 8º na grelha de partida. Na 2ª volta, Rueda assumiu a liderança, mas errou completamente e perdeu a frente na curva 1, expulsando Ivan Ortola no processo, que mesmo assim conseguiu retomar a corrida após a queda.
Na frente e num grupo que já se alargara para 11 pilotos, David Alonso tentaria alguns ataques a Holgado, mas foi principalmente Toiyo Furusato, que largou em 18º, que surpreende ao passar pelo colombiano e depois pelo espanhol para ficar no comando da corrida.
Manobras muitas vezes arriscadas, que se multiplicam na dianteira da corrida e permitem que alguns se separem, também são desastrosas para outros como Ryusei Yamanaka, Vicente Pérez e Adrian Fernandez, que acabam por cair. David Alonso espera então pela última curva para ultrapassar Holgado e conquistar uma vitória tangencial. Furusato completa este primeiro pódio do ano, enquanto Riccardo Rossi, Collin Veijer e Stefano Nepa cruzam a linha de chegada menos de meio segundo atrás.
Fotos: Red Bull Content Pool
Classificação da Corrida de Moto3, Qatar
1º David Alonso (CFMOTO Aspar Team) 16 voltas em 33:19.778 minutos
2º Daniel Holgado (Red Bull GASGAS Tech3) +0.041
3º Taiyo Furusato (Honda Team Asia) +0.143
4º Riccardo Rossi (CIP Green Power) +0.186
5º Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) +0.338
6º Stefano Nepa (MTA Team) +0.416
7º Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) +1.144
8º Joel Kelso (BOE Motorsports) +9.465
9º Ivan Ortola (MT Helmets MSI) +10.019
10º Jacob Roulstone (Red Bull GASGAS Tech3) +10.626, etc.
Abandonos: Adrian Fernandez, Vicente Perez, Ryusei Yamanaka, Matteo Bertelle, Filippo Farioli, José A. Rueda